Tire a ideia do papel e crie hoje o site para o seu negócio com até 35% de desconto

Como funciona uma Air Fryer?

Equipamento que aquece e frita qualquer alimento de forma rápida e sem usar óleo; saiba como funciona uma Air Fryer

13 set 2021 15h08
| atualizado em 14/9/2021 às 12h41
Compartilhar

O mercado está repleto de modelos de Air Fryer. Apesar de existirem diversas opções, normalmente a maior diferença fica por conta da capacidade de fritar mais alimentos, já que a tecnologia por trás é basicamente a mesma em qualquer marca. Abaixo, vou te mostrar como funciona uma Air Fryer.

Air Fryer
Foto: Marco Verch/Flickr / Tecnoblog

Na prática, o funcionamento de uma Air Fryer é bem simples: graças a um mecanismo interno, o ar dentro da fritadeira gira em alta velocidade e se agita muito rapidamente de maneira circular. Isso acaba elevando a temperatura e produzindo ar quente.

Publicidade

Esse mesmo ar quente atinge todas as partes do alimento colocado dentro da bandeja e, portanto, consegue formar uma crosta crocante nele, deixando-o com a aparência e gosto de frito.

Funcionamento técnico de uma Air Fryer

Dentro de uma Air Fryer, há basicamente dois componentes:

  • Bobina elétrica para fritar os alimentos;
  • Hélices para girar o ar quente dentro da bandeja.

Assim que o equipamento é ligado, a bobina elétrica, localizada na parte superior, é aquecida — um dispositivo semelhante a esse também pode ser encontrado em churrasqueiras elétricas. O componente consegue deixar a bandeja dos alimentos em temperatura elevada para aquecê-los e fritá-los. Em apenas três minutos, a temperatura interna atinge até 300 graus.

Quando isso acontece, as hélices começam a girar em alta velocidade, fazendo o ar quente circular dentro do recipiente. O formato da bandeja também favorece a circulação do ar, permitindo que ele atinja todas as partes do alimento e não deixe nenhuma área crua ou pouco frita.

Publicidade

Uma Air Fryer usa convecção — comum em fornos industriais — como método de cozimento. O equipamento usa a própria umidade do alimento para fritá-lo por completo, eliminando a necessidade de qualquer tipo de óleo.

Como escolher o melhor modelo de Air Fryer

O funcionamento de uma Air Fryer não muda de um modelo para o outro, mas algumas se diferem por conta das características implementadas pela marca.

Se você está em busca da sua primeira fritadeira elétrica, aconselho que fique de olho na litragem da bandeja. As mais compactas, com capacidade de cerca de 2 litros, preparam tranquilamente porções individuais. Mas se o equipamento for para uma família, é melhor optar pelos modelos de 4 ou 5 litros.

Bandeja de uma Air Fryer
Foto: Aaron Yoo/Flickr / Tecnoblog

Outro ponto que muda é o painel de controle, que pode ser manual ou digital. Isso não faz muita diferença no dia a dia, já que esse equipamento não tem menus ou funções especiais: você apenas escolhe a temperatura e o tempo de preparo.

Publicidade

No entanto, a potência do aparelho deve ser considerada, pois ela está ligada diretamente ao tempo de preparo dos alimentos. Fritadeiras de até 3 litros entregam, em média, 1.400 W de potência, enquanto que maiores têm acima de 1.700 W.

Também aconselho que fique atento a bandeja. Procure modelos que tenham trava de segurança ou que interrompam a circulação do ar quente quando você puxar a alça. Essa é uma função importante, especialmente para quem tem crianças em casa.

Pronto, agora você já sabe como funciona uma Air Fryer e como escolher um modelo baseado em suas necessidades.

Como funciona uma Air Fryer?

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações