Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

C6 Bank, Banco Pan e Inter estão no top 5 em índice de reclamações no BC

C6 Bank lidera, e Nubank aparece em penúltimo lugar da lista, com apenas 263 queixas reguladas procedentes no quarto trimestre de 2021

21 jan 2022 22h05
Compartilhar

O Banco Central (BC) divulgou na quinta-feira (20) um ranking com os bancos e instituições de pagamento que mais receberam reclamações no quatro trimestre de 2021. Lideram a lista o C6 Bank e o BMG — o Banco Pan e o Inter também aparecem no top 5, com altos índices de queixas no BC. Ao todo, são 15 instituições consideradas pela autoridade. A lista cresceu em relação às edições anteriores, que traziam 10 colocados.

C6 Bank (Divulgação/C6 Bank)
C6 Bank (Divulgação/C6 Bank)
Foto: Tecnoblog

Para calcular o índice de reclamações e montar o ranking, o Banco Central utiliza o número de queixas reguladas procedentes e divide pelo número de clientes da instituição — o resultado é multiplicado por 1.000.000.

Publicidade

O C6 Bank ocupa a primeira posição com índice 106,22. No total, foram 1.444 reclamações reguladas procedentes em uma base composta por 13,5 milhões de clientes, aproximadamente. Ele é seguido pelo BMG com índice 67,87.

Já o conglomerado BTG Pactual/Banco Pan, que possui mais clientes (cerca de 17,8 milhões), teve índice menor, 63,08, ficando na terceira posição com 1.128 queixas reguladas procedentes. Em quarto, o Inter traz índice 53,90, com menos de mil reclamações reguladas procedentes entre a base de mais de 15 milhões de usuários.

O Nubank ocupa a penúltima posição da lista. A instituição tem índice 5,26 — apenas 263 reclamações reguladas procedentes no trimestre, em uma base de quase 50 milhões de usuários.

Problemas com cartão de crédito lideram queixas

Ainda segundo o BC, a maioria das reclamações registradas são sobre irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito (2.185, no total).

Publicidade

Em 9º lugar aparecem queixas relativas a transações não reconhecidas pelo titular da conta, realizadas por terceiros (invasão de conta) em instituições financeiras (527).

Problemas com Pix também aparecem na lista, mas estão diluídos no ranking — há 165 queixas relacionadas a iniciação (27º lugar), 131 sobre liquidação (31º), entre outras. Vale lembrar que são dados do último trimestre de 2021.

Ranking de índice de reclamações no BC (4º tri)

Confira abaixo ranking completo com as instituições financeiras, de pagamento e bancos com maior índice de reclamações no BC:

Instituição Índice Reclamações Reguladas Procedentes
C6 Bank 106,22 1.444
BMG 67,87 618
BTG Pactual/Banco Pan 63,08 1.128
Inter 53,90 818
Bradesco 25,30 2.529
Santander 24,58 1.397
Mercado Crédito 21,45 590
Original 17,7 635
Caixa Econômica Federal 17,66 2.564
PagBank-PagSeguro 15,78 345
BB 14,39 1.034
Itaú 12,76 1.153
Votorantim 9,33 188
Nubank 5,26 263
Midway S.A. 2,63 28

Com informações: BC

Publicidade

C6 Bank, Banco Pan e Inter estão no top 5 em índice de reclamações no BC

Fique por dentro das principais notícias de Tecnologia
Ativar notificações