Patrocínio

A inusitada advertência da Apple sobre risco ao iPhone com vibrações de motos

Motores de alta potência podem danificar sistema de câmeras, alerta empresa.

14 set 2021 - 12h07
Problema são as vibrações intensas de alta amplitude geradas pelos motores potentes
Problema são as vibrações intensas de alta amplitude geradas pelos motores potentes
Foto: Getty Images / BBC News Brasil

A Apple emitiu aviso aos usuários de iPhone alertando que motocicletas com motores potentes podem danificar o sistema de câmeras dos telefones da marca.

As vibrações do motor podem prejudicar o estabilizador de imagem (OIS na sigla em inglês, de "optical-image stabilisation") e o foco automático ("closed-loop autofocus"), disse a empresa em comunicado.

Publicidade

Diversos modelos seriam suscetíveis aos danos.

Assim, a recomendação é que o aparelho não seja afixado em motocicletas potentes - muitas vezes o telefone é colocado em um suporte conectado ao guidão do veículo para que o motorista acesse aplicativos de navegação durante seu trajeto.

Em motocicletas com motores menos potentes, como scooters, a Apple aconselha que os usuários utilizem acessórios para telefone que amortecem vibrações.

As vibrações do motor da moto potente podem prejudicar o estabilizador de imagem, diz a Apple
Foto: PA Media / BBC News Brasil

A empresa explicou que motores de alta potência geram "vibrações intensas de alta amplitude" que se propagam pelo quadro e pelo guidão do veículo e podem danificar sistemas que são projetados para melhorar a qualidade da imagem, neutralizando movimento, vibrações e os efeitos da gravidade.

Publicidade

"A exposição direta a vibrações de alta amplitude dentro de certas faixas de frequência pode deteriorar o desempenho desses sistemas e levar à redução da qualidade de imagem de fotos e vídeos", diz o texto.

Nas redes sociais, vários donos de motos disseram que seus iPhones foram danificados após serem presos no suporte na estrutura dos veículos.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se