Uma nova onda de frio intenso se aproxima do Brasil, impulsionada pela formação de um ciclone extratropical no oceano e pela atuação de uma massa de ar polar sobre o continente. A combinação desses fenômenos atmosféricos dará origem a um "corredor de vento", direcionando ventos frios para grande parte do país, especialmente no Sul.
De acordo com as previsões do Climatempo, os dias mais frios desta nova onda estão previstos para segunda, terça e quarta-feira da próxima semana. As temperaturas em estados como Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, oeste de São Paulo, Paraná e Santa Catarina poderão ficar até 5°C abaixo da média para o mês.
A queda acentuada da temperatura será mais intensa no Norte do Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina, com valores até 7,5°C abaixo da média. Além do frio intenso, a probabilidade de geada também aumenta significativamente, especialmente no sul do Rio Grande do Sul.
O Climatempo alerta para um dos períodos mais rigorosos do inverno, com o frio se espalhando de forma intensa por várias regiões do país. Recomenda-se que a população se prepare para enfrentar as baixas temperaturas e se proteja adequadamente contra o frio e a possibilidade de geada.