Porto Alegre tem transporte gratuito para estudantes e seus acompanhantes nos coletivos da capital

O critério para o benefício é a distância de mais de um quilômetro entre a residência e a escola.

13 jun 2024 - 16h21

O prefeito Sebastião Melo sancionou a ampliação do Programa Vou à Escola em Porto Alegre, beneficiando alunos de baixa renda da educação infantil e seus acompanhantes com passagens gratuitas no transporte coletivo. A lei, aprovada pela Câmara de Vereadores em 29 de maio e sancionada em 11 de abril, também inclui acompanhantes de alunos do ensino fundamental da rede pública.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Maurício Cunha, secretário municipal de Educação, informou que a idade mínima de sete anos foi removida para incluir crianças de creche e pré-escola. O critério para o benefício é a distância de mais de um quilômetro entre a residência e a escola. Os requisitos de baixa renda e a idade máxima de 24 anos continuam para os demais níveis de ensino.

Publicidade

A ampliação ocorre em meio a uma crise causada por uma enchente que danificou escolas e residências, obrigando famílias a realocarem seus filhos em abrigos temporários e escolas provisórias. Segundo Cunha, o programa é essencial para assegurar o acesso à educação e a continuidade das aulas na cidade.

O benefício do transporte gratuito será estendido aos acompanhantes maiores de 18 anos que comprovem ser responsáveis legais ou tenham autorização dos pais. Pais ou responsáveis legais não têm restrição de idade, o que facilita o transporte seguro dos estudantes.

Com a informação PMPA.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações