Bolsonaro diz que Petrobras não pode dar lucro tão alto

O presidente voltou a criticar também a regra usada pela empresa para a composição dos preços dos combustíveis no Brasil

28 out 2021 - 17h51
(atualizado às 18h09)
Bolsonaro, durante evento em Brasília
7/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Bolsonaro, durante evento em Brasília 7/10/2021 REUTERS/Ueslei Marcelino
Foto: Reuters

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (28) que a Petrobras tem que ter um papel social e não pode ser uma empresa que dê lucro tão alto.

"Repito, ninguém vai quebrar contrato, ninguém vai inventar nada, mas tem que ser uma empresa que dê um lucro não muito alto como tem dado", disse.

Publicidade

A Petrobras tem uma regra em seu estatuto, que foi colocada durante a gestão do ex-presidente da empresa Pedro Parente, que diz que caso a petroleira seja obrigada pelo governo a desempenhar uma função que dê prejuízo a ela, terá que ser ressarcida.

Bolsonaro voltou a criticar também o que chama de lei de preços da Petrobras, afirmando que busca um meio de mudá-la.

"Petrobras é obrigada a aumentar o preço porque ela tem que seguir a legislação e nós estamos tentando aqui buscar uma maneira de mudar a lei nesse sentido", disse o presidente.

O que o presidente chama de "lei" é, na verdade, a regra usada pela Petrobras para a composição dos preços dos combustíveis no Brasil, levando em conta a variação do câmbio no país e os preços intrernacionais do petróleo.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se