Ômicron: presidente da Moderna fala em vacina menos eficaz

Alto número de mutações do vírus significa que provavelmente a leva atual de vacinas teria que ser modificada, diz Stéphane Bancel

30 nov 2021 - 08h30
(atualizado às 08h39)
Profissional de saúde segura frasco de vacina contra Covid-19 da Moderna em Nova York
21/12/2020 REUTERS/Eduardo Munoz
Profissional de saúde segura frasco de vacina contra Covid-19 da Moderna em Nova York 21/12/2020 REUTERS/Eduardo Munoz
Foto: Reuters

O presidente-executivo da farmacêutica Moderna disse que as vacinas contra covid-19 dificilmente são tão eficazes contra a variante ômicron do coronavírus quanto são contra outras, provocando uma nova preocupação sobre a trajetória da pandemia nos mercados financeiros.

"Não existe um mundo, acho, onde (a eficácia) é do mesmo nível que tivemos com a delta", disse o presidente-executivo da Moderna, Stéphane Bancel, em uma entrevista ao jornal Financial Times. "Acho que será uma queda palpável. Só não sei o quanto, porque precisamos esperar pelos dados. Mas todos os cientistas com os quais converso dizem coisas do tipo 'isto não será nada bom'."

Publicidade

A resistência à vacina pode provocar mais doenças e hospitalizações e prolongar a pandemia, e os comentários de Bancel desencadearam vendas de ativos expostos ao crescimento, como petróleo e ações.

Bancel acrescentou que o número alto de mutações na proteína spike que o vírus usa para infectar células humanas significa que provavelmente a leva atual de vacinas teria que ser modificada. Anteriormente, ele disse ao canal CNBC que pode levar meses para se começar a despachar vacinas que funcionem contra a ômicron.

O temor da nova variante, apesar da falta de informações sobre sua gravidade, já provoca atrasos em alguns planos de reabertura econômica e a reimposição de alguns restrições a viagens e à circulação.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações