Arroio do Sal, cidade gaúcha de 11 mil habitantes, está prestes a se transformar num dos maiores polos logísticos do Brasil graças a um investimento privado recorde de R$ 55 bilhões para a construção do Porto Litoral Norte. A autorização para o projeto foi publicada pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), dando início à fase de implantação deste terminal de ponta.
O destaque do porto é um píer em forma de L, que se estenderá por 2,8 quilômetros ao longo da costa, com profundidade (calado) de até 30 metros para receber os maiores navios do mundo, capazes de transportar até 23,4 mil contêineres. A capacidade anual prevista é de 43,9 milhões de toneladas, número que coloca o empreendimento entre os maiores do país.
Além do píer, o projeto inclui uma ferrovia ligando o porto ao interior do Rio Grande do Sul e ao Paraná, a chamada expansão da malha ferroviária que impulsionará ainda mais a logística da região, facilitando o escoamento da produção industrial e agrícola. Essa ferrovia já tinha aval inicial da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e agora poderá avançar.
O novo porto ocupará uma área de 150 hectares no bairro Arroio Seco, com acesso direto à rodovia BR-101, um corredor de transporte fundamental para a economia local e regional. O complexo também contará com um terminal industrial e instalação para passageiros, ampliando seu potencial de uso e impacto econômico.
O surgimento do Porto Litoral Norte soma-se ao já avançado projeto do Porto Meridional, localizado a apenas 5 km ao sul, que por sua vez espera investimentos de quase R$ 6 bilhões para a estruturação inicial e mais de R$ 5 bilhões em aportes de parceiros. Isso configura Arroio do Sal como uma cidade ímpar no Brasil, que poderá abrigar dois grandes terminais portuários praticamente simultaneamente.
O impacto econômico para Arroio do Sal e região é promissor: estima-se geração de pelo menos 2 mil empregos diretos, com efeito multiplicador na economia local, atraindo fornecedores, empresas de serviços e possíveis novas indústrias na retroárea do porto. O valor dos terrenos na região já sofreu alta expressiva, saltando de R$ 40 mil para R$ 200 mil o hectare, refletindo a enorme expectativa dos investidores.
Oportunidades também crescem para o Estado do Rio Grande do Sul num momento em que o setor portuário brasileiro recebe investimentos milionários para modernização e expansão, como o programa Novo PAC, que prevê mais de R$ 50 bilhões até 2030 em todo o país. O Porto Litoral Norte se insere neste contexto como um projeto de vanguarda.
Especialistas apontam que esse tipo de grande porto, aliado à ferrovia e infraestrutura moderna, será um diferencial competitivo para o escoamento da produção brasileira, especialmente da indústria e do agronegócio que estão na região sul do país. Poderá ainda reverter fluxos que atualmente favorecem portos de outros estados ou países.
Além do complexo industrial e logístico, a chegada dos maiores navios ao novo porto sinaliza uma revolução na capacidade do Brasil para o comércio exterior, ampliando as possibilidades de importação e exportação com maior eficiência, menor custo logístico e mais sustentabilidade.
A construção será acompanhada de estudos ambientais e rigoroso licenciamento, garantindo que o crescimento econômico se dê de maneira sustentável para Arroio do Sal e toda a região, evitando impactos negativos comuns em projetos dessa magnitude.
Arroio do Sal, antes conhecida principalmente pelo turismo sazonal, poderá se transformar num polo industrial e logístico estratégico para o Brasil nos próximos anos, com potencial para alterar a dinâmica econômica, social e urbana local.
A expectativa é que obras iniciais e viabilizações avancem rapidamente com essa autorização da Antaq, confirmando a cidade como palco de um dos maiores investimentos privados em infraestrutura portuária do país.