Verdes votam a favor de coalizão e abrem caminho para Scholz se tornar chanceler da Alemanha

6 dez 2021 - 13h12

O partido progressista Verdes da Alemanha votou nesta segunda-feira a favor da adesão a um governo de coalizão com o Partido Social-Democrata (SPD) e o Partido Liberal Democrata (FDP) abrindo caminho para Olaf Scholz se tornar chanceler.

Olaf Scholz durante convenção do Partido Social-Democrata da Alemanha em Berlim
05/12/2021 REUTERS/Christian Mang
Olaf Scholz durante convenção do Partido Social-Democrata da Alemanha em Berlim 05/12/2021 REUTERS/Christian Mang
Foto: Reuters

Um acordo de coalizão entre as três partes que governarão a Alemanha nos próximos quatro anos prevê grandes investimentos em energia renovável e infraestrutura.

Publicidade

Foi aprovado por 86% dos cerca de 71 mil membros dos Verdes que participaram da votação. O SPD e o FDP votaram a favor do acordo no fim de semana.

Scholz, que foi ministro das Finanças da chanceler Angela Merkel, enfrenta o desafio de dominar uma quarta onda de Covid-19 que forçou os 16 Estados da Alemanha a implementar restrições severas, especialmente aos não vacinados.

Seu partido nomeou nesta segunda-feira o parlamentar do SPD e especialista em questões de saúde Karl Lauterbach como ministro da Saúde.

Lauterbach se tornou uma figura proeminente durante a pandemia, apelando por lockdowns e vacinação na televisão e nos jornais.

Publicidade

Os três partidos vão assinar oficialmente o acordo de coalizão na terça-feira, e a câmara baixa do Parlamento alemão deve votar em Scholz como chanceler no dia seguinte.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se