Ucrânia acusa Rússia de sequestrar ao menos 230 mil crianças

Ministério informou que 240 morreram desde o início da invasão

26 mai 2022 - 09h44
(atualizado às 10h05)

As forças russas teriam sequestrado pelo menos 230 mil crianças desde o início da invasão à Ucrânia, em 24 de fevereiro, informou Sergiy Dvornyk, conselheiro da missão do país na Organização das Nações Unidas (ONU).

Crianças ucranianas refugiadas na Romênia
Crianças ucranianas refugiadas na Romênia
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"O sequestro de pelo menos 230 mil crianças ucranianas, entre os 1,4 milhão de cidadãos do país deportados à força para a Rússia, é um crime destinado a destruir a Ucrânia", disse o diplomata durante um debate realizado na última quarta-feira (25) na sede da ONU.

Publicidade

Em seu discurso, Dvornyk lembrou que dezenas de milhares de civis morreram e muitos outros ficaram feridos pelos ataques russos. Além disso, o conselheiro afirmou que quase 220 mil pessoas perderam suas residências e milhões de ucranianos foram forçados a fugir das áreas ocupadas ou afetadas pela guerra.

"Não temos dúvidas de que nas estratégias de guerra russas esta crise de refugiados é considerada um dos resultados positivos. Assassinatos, tortura e detenção ilegal, deportações forçadas, privação de direitos de propriedade, violações alarmantes dos direitos humanos nos territórios ocupados, ataques à infraestrutura civil em toda a Ucrânia e expropriação de grãos de agricultores locais, e esta não é uma lista completa de crimes russos contra civis na Ucrânia", acusou o diplomata.

Um levantamento feito pelo Ministério Público da Ucrânia, citado pela "Ukrinform", apontou que pelo menos 240 crianças foram mortas desde o início da invasão russa. A pasta ainda indiciou que os dados não são definitivos devido às hostilidades em andamento no país.

As duas últimas crianças que perderam a vida estavam em carros civis atingidos por bombas na região de Mykolaiv. O maior número de vítimas foi registrado nas regiões de Donetsk, Kiev, Kharkiv e Chernihiv. .

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se