Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Turquia bloqueou navio com grãos 'roubados' por Rússia, diz Kiev

Moscou nega acusações de roubo; Ancara não se manifestou

3 jul 2022 - 13h12
(atualizado às 15h06)
Compartilhar

As autoridades aduaneiras da Turquia bloquearam um navio de bandeira russa que transportava grãos entre os portos de Berdyansk, na Ucrânia, e Karasu, na Turquia, informou o embaixador de Kiev no país, Vasyl Bodnar, neste domingo (3). O porto ucraniano está sob controle de tropas russas.

Ucranianos acusam Rússia de roubar grãos no sul do país
Ucranianos acusam Rússia de roubar grãos no sul do país
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Nós temos uma plena cooperação [com Ancara]. O navio está parado na entrada do porto e foi detido pelas autoridades portuárias", disse Bodnar em uma entrevista repercutida pela mídia ucraniana.

Publicidade

O sequestro da embarcação ocorreu após um pedido formal de Kiev à Turquia. Mas, as autoridades turcas ainda não se manifestaram.

Os ucranianos acusam os russos de estarem roubando a produção de grãos no sul do país e exportando como se fossem seus, mas Moscou sempre negou a informação.

A saída de produtos agrícolas da Ucrânia tem gerado uma série de negociações com a participação da própria Turquia e até das Nações Unidas por conta dos problemas causados para a segurança alimentar de todo o mundo.

O país era um dos maiores produtores e exportadores antes da guerra e agora não tem mais o controle de nenhum de seus portos para escoar a produção. .

   

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações