Trump afirma que há 'chance real' de paz ser alcançada em Gaza

Presidente prometeu que provável acordo seja respeitado

7 out 2025 - 16h38
(atualizado às 17h03)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou nesta terça-feira (7) que vê uma "chance real" de um acordo de paz na Faixa de Gaza ser alcançado nas negociações entre Israel e Hamas no Egito.

Presidente prometeu que possível acordo de trégua em Gaza será respeitado por todas as partes
Presidente prometeu que possível acordo de trégua em Gaza será respeitado por todas as partes
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A declaração do mandatário americano foi feita no Salão Oval da Casa Branca, em Washington, ao lado do primeiro-ministro do Canadá, Mark Carney.

Publicidade

"Existe uma chance real. Assim que o acordo de Gaza for alcançado, faremos tudo o que pudermos para garantir que todos o respeitem", disse Trump, acrescentando que todo o Oriente Médio viverá em paz.

De acordo com a emissora Al-Qahera News, vinculada a inteligência estatal egípcia, a primeira rodada de negociações entre o Hamas e mediadores de Cairo foi concluída "em um clima positivo". Enquanto isso, o enviado especial de Trump, Steve Witkoff, e o genro do republicano, Jared Kushner, estão no Egito para a segunda jornada de conversas sobre o enclave palestino.

Paralelamente, Trump enviou uma carta às famílias dos reféns israelenses, agradecendo por indicá-lo ao Prêmio Nobel da Paz e expressando sua "determinação em trazer todos para casa e garantir a destruição total do Hamas, para que esses atos horríveis nunca mais se repitam".

"Essas cenas indizíveis estão gravadas em nossas memórias e jamais as esqueceremos. Saibam que continuamos firmemente comprometidos em pôr fim a este conflito e às ondas de antissemitismo, tanto em casa quanto no exterior", diz a carta enviada pelo mandatário. .

Publicidade
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações