Trudeau alerta contra divisão de votos em eleição apertada no Canadá

18 set 2021 - 15h56

Com a eleição canadense empatada a dois dias do pleito de 20 de setembro, o primeiro-ministro Justin Trudeau e seu rival conservador imploraram que apoiadores mantivessem o curso e evitassem uma divisão de votos que pode dar a vitória ao oponente.

Os dois homens fizeram campanha na mesma região de Toronto neste sábado, tentando evitar a deserção de votos ao esquerdista Partido Novo Democrático (NDP) e ao populista Partido do Povo do Canadá (PPC), que estão crescendo nas pesquisas.

Publicidade

A pesquisa mais recente da Sondage Leger, conduzida pelos jornais Journal de Montreal e National Post, coloca os conservadores um ponto percentual à frente dos liberais de Trudeau, em 33% contra 32%. O NDP estava com 19%, e o PPC, com 6%.

Trudeau, 49, convocou eleições antecipadas, tentando converter a aprovação à forma como seu governo lidou com a pandemia em uma maioria parlamentar. Mas agora ele está lutando para salvar o seu emprego, com canadenses questionando a necessidade de uma eleição antecipada em meio à quarta onda da pandemia.

"Apesar do que o NDP gosta de dizer, a escolha no momento é entre um governo conservador ou liberal", afirmou Trudeau, em Aurora, na província de Ontario. "E faz diferença sim aos canadenses se teremos ou não um governo progressista".

Trudeau passou dois dos últimos três dias da sua campanha em Ontario, onde as pesquisas mostram que o NDP pode ganhar assentos ou dividir o voto progressista.

Publicidade

Uma disputa acirrada pode resultar em outro governo de minoria, com o NDP, liderado por Jagmeet Singh, com o poder de decidir quem o liderará. Também colocou o foco no comparecimento. Historicamente, um comparecimento baixo favorece os conservadores.

Com as pesquisas sugerindo que uma minoria liberal pode ser o resultado mais provável na segunda-feira, Trudeau foi pressionado a responder se esta poderia ser sua última eleição. Ele disse: "Ainda há muito trabalho a ser feito. Ainda não estou nem perto do fim".

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações