Taiwan inicia exercícios com munição real em resposta à China

Manobras devem durar até a próxima quinta-feira (11)

9 ago 2022 - 13h36
(atualizado às 14h45)

Taiwan iniciou nesta terça-feira (9) exercícios militares com munição real para simular uma operação de defesa na ilha no caso de um eventual ataque da China.

Taiwan faz exercícios militares contra ameaça chinesa
Taiwan faz exercícios militares contra ameaça chinesa
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A medida é uma resposta às manobras em larga escala realizadas pelas Forças Armadas chinesas desde a semana passada, como retaliação por uma visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan.

Publicidade

Previstos para durar até quinta (11), os exercícios taiwaneses acontecem no condado de Pingtung, no sul da ilha, e envolvem o comando de artilharia, tropas de infantaria e até a guarda costeira.

Também serão usados ao longo de três dias 78 morteiros leves desenvolvidos localmente e seis obuses de fabricação americana.

No fim da semana passada, a China iniciou seus maiores exercícios militares no Estreito de Taiwan, que incluíram até mísseis balísticos sobrevoando a ilha pela primeira vez.

"A China usou os exercícios e seu manual militar para se preparar para invadir Taiwan", afirmou nesta terça o ministro taiwanês das Relações Exteriores, Joseph Wu. "A verdadeira intenção de Pequim é alterar o status quo no Estreito de Taiwan e na região da Ásia-Pacífico", acrescentou.

Publicidade

Já o Ministério da Defesa disse que 10 navios e 45 aviões militares chineses foram detectados nos arredores da ilha apenas nesta terça. A China, por sua vez, alega que as manobras militares são "normais" porque Taiwan "faz parte" de seu território.

Entre 11 e 13 de agosto, Pequim ainda deve fazer exercícios de artilharia com munição real no Mar Amarelo, ao norte de Taiwan e diante da Coreia do Sul.    

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se