Taiwan anuncia exercícios militares em resposta à China

Atividades devem ocorrer entre os dias 9 e 11 de agosto

7 ago 2022 - 10h32
(atualizado às 12h09)

As Forças Armadas de Taiwan realizarão nesta semana dois exercícios de artilharia com projéteis de verdade para testar sua prontidão para o combate diante da crescente ameaça militar da China.

Caças de Taiwan na base aérea de Hsinchu
Caças de Taiwan na base aérea de Hsinchu
Foto: EPA / Ansa - Brasil

As atividades ocorrerão entre os dias 9 e 11 de agosto, no condado de Pingtung, no sul da ilha, após Pequim ter realizado seus maiores exercícios militares contra Taiwan, incluindo uma simulação de ataque à capital Taipei.

Publicidade

Entre as unidades que participarão das manobras estão o comando de artilharia, tropas de infantaria e a guarda costeira. Também serão usados 78 morteiros leves desenvolvidos localmente e seis obuses de fabricação americana.

Os exercícios chineses foram uma resposta à visita da presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan, entre 2 e 3 de agosto. Segundo Pequim, a missão da democrata foi um "encorajamento" para os que defendem a independência da ilha e uma violação dos EUA à política da "China Única".

A Casa Branca diz que não se envolveu na viagem, mas o governo chinês suspendeu uma série de cooperações bilaterais com os Estados Unidos.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se