Rússia inclui Navalny na lista de 'terroristas e extremistas'

25 jan 2022 - 13h11
(atualizado às 15h44)

A Rússia incluiu nesta terça-feira (25) o principal opositor do governo, Alexei Navalny, na lista de "terroristas e extremistas", em mais uma investida contra as vozes críticas ao poder do Kremlin.

Rússia inclui Navalny na lista de 'terroristas e extremistas'
Rússia inclui Navalny na lista de 'terroristas e extremistas'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Navalny, conhecido como o mais feroz crítico do presidente Vladimir Putin, e oito de seus aliados - incluindo seus principais assessores, Lyubov Sobol e Georgy Alburov - foram adicionados à lista pelo Serviço Federal de Monitoramento Financeiro da Rússia (Rosfinmonitoring).

Publicidade

A lei determina que as contas bancárias daqueles que estão na lista sejam congeladas. A informação foi divulgada pelo jornal russo Novaya Gazeta.

Navalny, que retornou à Rússia da Alemanha há um ano, onde foi tratado por uma tentativa de envenenamento em 2020 - crime que atribuiu a Putin -, cumpre uma sentença de quase dois anos e meio de prisão por uma acusação controversa de fraude.

A inclusão do nome de Navalny na lista de "terroristas e extremistas" é feita em um contexto de crescente repressão à oposição na Rússia, tanto contra políticos como a meios de comunicação e personagens da sociedade civil críticos a Putin.

"Falamos muitas vezes, só podemos fortalecer nossa posição: a repressão de vozes críticas na Rússia não é aceitável", afirmou um porta-voz da Comissão Europeia ao ser questionado sobre a decisão russa.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações