Rússia entra em default pela primeira vez desde 1918

Calote se deve a fechamento de canais de transferência

27 jun 2022 - 10h45
(atualizado às 10h51)

A Rússia não pagou os juros de títulos de dívida pública em moeda estrangeira nesta segunda-feira (27) e entrou em default pela primeira vez desde 1918.

Pedestres caminham diante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em Moscou
Pedestres caminham diante do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em Moscou
Foto: A / Ansa - Brasil

O calote se refere a US$ 100 milhões em obrigações que estão bloqueadas por conta das sanções impostas pelo Ocidente contra o regime de Vladimir Putin.

Publicidade

Com isso, o default deve ter efeito meramente simbólico, uma vez que a Rússia já está marginalizada no sistema econômico global por conta da guerra na Ucrânia.

Além disso, a ausência de pagamento não se deve à falta de dinheiro, mas sim ao fechamento dos canais de transferência por parte dos credores.

Moscou passou perto de um default em outras ocasiões nos últimos meses, mas havia conseguido administrar a situação modificando métodos de pagamento.

Em maio, no entanto, o Tesouro dos Estados Unidos não renovou a licença que isentava investidores americanos com títulos russos das sanções econômicas.

Publicidade

A Rússia, por sua vez, afirmou que os recursos para o pagamento dos ativos foram transferidos em 20 de maio e que as acusações de default são "ilegítimas".

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações