Relações com Rússia não podem voltar ao que eram antes da guerra, diz Scholz

27 jun 2022 - 14h00

O chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, disse em uma reunião do Grupo das Sete democracias ricas nesta segunda-feira que não haveria retorno aos tempos anteriores ao ataque da Rússia à Ucrânia, que havia provocado mudanças a longo prazo nas relações internacionais.

"Quando a situação muda, temos que mudar", disse Scholz em uma declaração televisionada no final do segundo dia da cúpula do G7 que se realiza em um castelo nos Alpes da Baviera, na Alemanha.

Publicidade

Scholz, que está sediando a reunião deste ano, disse que os líderes do G7 haviam realizado discussões construtivas com as nações convidadas na segunda-feira --Índia, Indonésia, Senegal, África do Sul e Argentina-- as quais ele chamou de "democracias do futuro".

"É bom, importante e necessário que conversemos uns com os outros. Ouvir um ao outro cria entendimento mútuo e facilita nosso trabalho", disse ele.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações