Pela 1ª vez, Itália nomeia mulher para liderar serviços secretos

Elisabetta Belloni substituirá o diretor Gennaro Vecchione

12 mai 2021 - 19h41
(atualizado às 20h35)

O primeiro-ministro da Itália, Mario Draghi, nomeou nesta quarta-feira (12) a embaixadora Elisabetta Belloni como diretora-geral do Departamento de Informações de Segurança (DIS), os serviços secretos do país.

Elisabetta Belloni substituirá o diretor Gennaro Vecchione
Elisabetta Belloni substituirá o diretor Gennaro Vecchione
Foto: ANSA/ALESSANDRO DI MEO / Ansa - Brasil

A italiana, de 62 anos, será a primeira mulher a ocupar o cargo e substituirá o atual diretor, Gennaro Vecchione. Draghi agradeceu ele pelo trabalho realizado e por garantir a segurança do Estado e das instituições.

Publicidade

Com a decisão, o embaixador Ettore Sequi, atual chefe de gabinete do ministro das Relações Exteriores, Luigi Di Maio, será nomeado o novo secretário-geral da Farnesina, segundo apuração da ANSA. Já o italiano Mario Parente chefiará a Agência de Segurança Interna.

"Dirijo meus sinceros parabéns à embaixadora Elisabetta Belloni pelo novo cargo na direção do Departamento de Informações de Segurança (Dis). A vasta experiência profissional e o perfil humano são qualidades que permitirão uma contribuição sólida e constante para a segurança nacional", parabenizou o presidente do Comitê Parlamentar para a Segurança da República (Copasir), Raffaele Volpi.

O DIS é responsável por supervisionar as atividades dos órgãos de segurança e informação, nacionais e estrangeiros, que se encarregam especialmente da contraespionagem.

Belloni foi a primeira mulher a se tornar secretária-geral da Farnesina, cargo que desempenhou por cinco anos, de maio de 2016 até hoje, substituindo Michele Valensise.

Publicidade

Ao longo de sua carreira, a diplomata italiana também liderou a Unidade de Crise do ministério, que é responsável por todas as operações relacionadas aos italianos que são mortos, feridos ou mantidos reféns no exterior, seja em desastres naturais ou atentados.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se