Um israelense foi detido no Aeroporto Ben Gurion com 186 animais exóticos contrabandeados, enfrentando acusações de maus-tratos e violação das leis de bem-estar animal.
Na última quinta-feira, 13, um cidadão israelense desembarcou no Aeroporto Ben Gurion com 186 animais exóticos na bagagem. Conforme divulgado no site do governo local, dedicado à alfândega e imigração, o suspeito identificado como Bnei Brak, 20, acabou detido sob acusação de contrabando.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Isso porque, Brak errou a fila da alfândega, ao entrar naquela destinada à declaração de itens.
Segundo as autoridades, apesar de vivos, os animais foram resgatados em condições precárias, sem comida e expostos a calor extremo.
Com o flagrante, o suspeito deve enfrentar agora acusações de maus-tratos graves e violação das leis de bem-estar animal.
“Essas são várias espécies que podem se tornar invasoras e representar uma ameaça para a vida selvagem e a agricultura locais”, explicaram as autoridades israelenses. “A experiência demonstra que os animais contrabandeados que chegam sem a devida inspeção veterinária, frequentemente carregam parasitas e doenças perigosas, e a maioria perece pouco tempo depois da chegada.”
No Brasil, o transporte de animais exóticos em bagagens de aeroporto, sem a devida autorização dos órgãos competentes, é considerado um crime ambiental grave, sujeito a penas de prisão e multas.