Papa vê embaixador ucraniano para discutir visita a Kiev

Francisco já reiterou desejo de viajar à Ucrânia

6 ago 2022 - 09h39
(atualizado às 10h05)

O papa Francisco se reuniu na manhã deste sábado (6) com o embaixador da Ucrânia no Vaticano, Andrii Yurash, para discutir uma possível visita a Kiev.

Papa Francisco com o embaixador ucraniano Andrii Yurash, em 7 de abril de 2022
Papa Francisco com o embaixador ucraniano Andrii Yurash, em 7 de abril de 2022
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O Vaticano não deu mais detalhes sobre o encontro, mas o diplomata disse que a viagem poderia ocorrer antes da ida de Jorge Bergoglio ao Cazaquistão, marcada para 13 a 15 de setembro.

Publicidade

"A Ucrânia esperou o Papa por muitos anos, sobretudo após o início da guerra, e ficará feliz em saudá-lo antes de sua viagem ao Cazaquistão", escreveu Yurash no Twitter.

Recentemente, o secretário da Santa Sé para Relações com os Estados, Paul Richard Gallagher, havia dito que o pontífice receberia o embaixador ucraniano no início de agosto para falar sobre a viagem.

"Uma possível visita poderia ser em agosto ou mais para frente, em setembro ou outubro. Vai depender do Papa, eu também estou esperando para saber melhor as coisas", afirmou Gallagher durante a viagem de Francisco ao Canadá, no fim de julho.

De acordo com o secretário, a visita seria feita de trem, a partir da Polônia ou da Romênia. Francisco já reiterou em diversas ocasiões seu desejo de ir à Ucrânia, mas também disse que primeiro gostaria de viajar à Rússia para se reunir com o presidente Vladimir Putin.

Publicidade

Na última sexta-feira (5), Bergoglio teve uma audiência com um representante do patriarca Cirilo, chefe da Igreja Ortodoxa Russa e aliado de Putin, em meio aos rumores sobre um possível encontro com o líder religioso em setembro, no Cazaquistão.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações