Papa quer ir a Kiev e Moscou, diz Vaticano

Negociações para possíveis viagens ainda estão em curso

11 ago 2022 - 10h24
(atualizado às 10h30)

O secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, reiterou nesta quinta-feira (11) que o desejo do papa Francisco é visitar tanto Kiev quanto Moscou, capitais da Ucrânia e da Rússia, respectivamente.

Papa Francisco com bandeira da Ucrânia em audiência no Vaticano
Papa Francisco com bandeira da Ucrânia em audiência no Vaticano
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em declarações nos últimos meses, Jorge Bergoglio deixou claro que, antes de ir a Kiev, gostaria de viajar a Moscou para se reunir com o presidente Vladimir Putin, mas ainda não houve abertura do Kremlin.

Publicidade

"A vontade do Papa é ir tanto a Moscou quanto a Kiev, com a intenção de colocar fim à guerra. A Santa Sé tenta manter boas relações com todos para ter a possibilidade de conversar com as pessoas e enfrentar juntos as dificuldades que existem", declarou Parolin, segundo na hierarquia da Cúria Romana, em entrevista ao site italiano La Voce del Nordest.

"Se até hoje o papa Francisco não foi à Rússia, é porque não houve condições. Esperamos que se abra alguma brecha", acrescentou o secretário de Estado.

No último sábado (6), o pontífice se reuniu com o embaixador ucraniano na Santa Sé, Andrii Yurash, para falar sobre a possível visita a Kiev.

O Vaticano ainda não dá prazos, mas o diplomata disse que a viagem pode ocorrer antes da visita de Francisco ao Cazaquistão, marcada para 13 a 15 de setembro.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se