Odinga não reconhece derrota e anuncia recurso no Quênia

Resultado das eleições causou racha até em Comissão Eleitoral

16 ago 2022 - 13h08
(atualizado às 13h18)

O candidato à Presidência no Quênia, Raila Odinga, rejeitou reconhecer a derrota para William Ruto e anunciou que entrou com recursos contra os resultados das eleições presidenciais nesta terça-feira (16).

Raila Odinga chamou anúncio de resultados de 'farsa'
Raila Odinga chamou anúncio de resultados de 'farsa'
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O que vimos ontem foi uma paródia e um desprezo flagrante pela Constituição do Quênia. Foi uma farsa", disse Odinga à imprensa referindo-se ao anúncio formal dos resultados pelo presidente da Comissão Eleitoral do país, Wafula Chebukati.

Publicidade

"O nosso parecer é claro. Os dados anunciados por Chebukati devem ser anulados por um tribunal. No nosso ver, não há um vencedor legalmente e validamente declarado e nem um presidente eleito", acrescentou.

Odinga, no entanto, pediu para que seus apoiadores "continuem a manter a calma" e não se envolvam em embates por conta dos resultados.

"Que ninguém tente fazer a lei valer com as próprias mãos porque a justiça vai prevalecer", pontuou ainda, ressaltando que seu partido irá "perseguir todas as opções constitucionais e legais na justiça".

Nesta segunda-feira (15), Chebukati anunciou os resultados oficiais da contagem das cédulas, que apontaram Ruto como o vencedor com 50,49% dos votos. Odinga obteve 48,8%. Como o vitorioso teve mais de 50% dos votos e conseguiu vitórias em um quarto das províncias, a disputa foi encerrada já no primeiro turno.

Publicidade

Porém, horas antes do anúncio formal, quatro dos sete membros do Conselho Eleitoral afirmaram publicamente que não concordavam com a contagem realizada e chamaram todo o processo de "opaco".

Chebukati, por sua vez, disse que seguiu "todas as leis" do país e que não houve nada de irregular.

Ruto, 55 anos, é um ex-empresário e que atualmente ocupa a vice-presidência no governo de Uhuru Kennyatta. No entanto, ele e o mandatário romperam politicamente após Kennyatta fechar um acordo com Odinga após a vitória eleitoral à Presidência em 2018.

Por isso, o atual chefe de Estado apoiou declaradamente Odinga, 77 anos, que, até o acordo de quatro anos atrás, era o líder da oposição no país.

As eleições do dia 9 de agosto foram a quinta vez que os quenianos foram eleger um presidente de maneira democrática e a primeira que aconteceu em um clima mais pacífico do que as anteriores. Em 2017, na reeleição de Kennyatta, mais de 100 pessoas morreram em brigas partidárias por todo o país. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se