O espião britânico que usava o status secreto para aterrorizar e abusar da namorada

Governo britânico tentou impedir a publicação da reportagem da BBC sobre o agente que utilizava sua posição para dominar parceira e chegou a atacá-la com facão.

19 mai 2022 - 18h32
(atualizado às 19h30)
Woman who spoke to the BBC - face disguised in darkness
Woman who spoke to the BBC - face disguised in darkness
Foto: BBC News Brasil

Um espião do serviço doméstico de segurança do Reino Unido, o MI5, usou seu status para aterrorizar e abusar de sua namorada antes de se mudar para o exterior e continuar o trabalho de inteligência enquanto estava sob investigação, revelou a BBC.

Um vídeo a que a reportagem teve acesso mostra o homem ameaçando matar a mulher e a atacando com um facão.

Publicidade

A identidade do espião, que não é britânico, não pôde ser revelada, apesar das evidências de que ele é uma ameaça para mulheres, pois o governo entrou na Justiça contra a BBC para bloquear a publicação.

As evidências mostram que ele é um extremista de direita com um passado violento.

Em uma batalha legal sem precedentes, a corporação argumentou que as mulheres tinham o direito de conhecer sua identidade e isso protegeria potenciais vítimas.

Mas a BBC resistiu com sucesso à tentativa do governo de impedir a publicação da ampla investigação.

Publicidade
Short presentational grey line
Foto: BBC News Brasil

Beth, que é cidadã britânica, conheceu o agente do MI5 em um site de namoro. O casal passou a viver juntos no Reino Unido.

No começo, ela diz, ele era "encantador". Eles pareciam ter muito em comum.

Mas com o tempo, ele se revelou misógino e extremista, obcecado por violência e crueldade. Beth - nome fictício - diz que ele a agrediu sexualmente e também foi abusivo e coercitivo.

Ela diz que ele usou sua posição nos serviços de segurança britânicos para aterrorizá-la.

"Ele tinha controle total. Eu era uma sombra de quem sou agora", diz ela.

À medida que o relacionamento se tornou mais abusivo, a saúde mental de Beth se deteriorou.

"No final do relacionamento, ele ditava todas as horas do meu dia - onde eu ia, quem eu via, como trabalhava, o que fazia no trabalho, o que usava".

Publicidade

X a fez "sentir-se absolutamente inútil" e usou "o fato de eu ter problemas de saúde mental para me intimidar e me fazer sentir mais vulnerável".

Ele coletou armas e a fez assistir a vídeos terroristas de execuções e assassinatos, diz ela.

"Ele fazia tanto terror psicológico que eu acabei tendo um colapso, porque estava com muito medo de tudo - por causa de como ele me fez pensar, as pessoas com quem ele estava envolvido e as pessoas para quem ele trabalhava".

Beth diz que X disse a ela que trabalhava como informante pago para os serviços de segurança britânicos - um agente ou fonte secreta de inteligência humana (CHIS, na sigla em inglês), para usar o termo formal - e se infiltrava em redes extremistas. Ela estava ciente de que ele estava tendo reuniões com os treinadores, recebendo dinheiro e recebendo equipamentos desses grupos.

Inicialmente, segundo ela, ele manteve seu nome verdadeiro escondido. Nossa investigação estabeleceu que X passou anos trabalhando como CHIS para o MI5, usando vários pseudônimos.

Publicidade

O serviço de segurança gerencia agentes em redes terroristas, informantes que trabalham secretamente para os seus funcionários, os oficiais do MI5.

Direitos controversos autorizam os agentes a cometer crimes para manter seu disfarce, mas apenas para acessar informações que salvam vidas, interromper crimes mais graves ou garantir a segurança de um outro agente.

Mas esses poderes não deveriam abranger também ações nas vidas privadas dos espiões.

Beth diz que X disse a ela que não seria capaz de denunciar seu comportamento por causa de seu status na corporação.

"Isso significava que eu não podia falar sobre nenhum comportamento dele em relação a mim, qualquer violência que eu sofri, sexual ou física, porque ele tinha colegas em cargos altos que sempre o apoiavam, que intervinham e que ativamente me matariam, se eu falasse."

X foi pago para se infiltrar em redes de extremistas de direita, mas as evidências a que tivemos acesso mostram que suas próprias opiniões alarmantes eram genuínas.

Publicidade

Beth diz que X elogiou vários assassinos em massa da supremacia branca e declarou sua intenção de cometer atos semelhantes.

Em casa, sua violência foi direcionada a Beth. Em um vídeo, o agente do MI5 é visto atacando-a com um facão.

O incidente foi filmado por Beth em seu celular. Pouco antes do ataque, ela pode ser ouvida dizendo que estava preocupada em ser morta e que o comportamento dele com ela era inaceitável.

Beth filmou o ataque em seu celular
Foto: BBC News Brasil

X afirma que vai matá-la, sai da sala e retorna segurando um facão - que ele levanta acima da cabeça dela.

Quando ela diz que o vídeo pode ser entregue à polícia, X lança um ataque com a arma e os punhos. O vídeo corta em meio a gritos.

Beth conseguiu lutar com X, mas ele tentou atacá-la novamente horas depois com uma faca, tentando cortar sua garganta. Ela diz que mordeu a mão dele para se proteger.

Publicidade

A polícia visitou a casa do casal após o ataque, mas nossa investigação descobriu sérios problemas na resposta das autoridades.

X foi preso, acusado de agredir Beth e compareceu ao tribunal. No entanto, enquanto ele estava no local, o Serviço de Promotoria da Coroa britânica (CPS, na sigla em inglês) desistiu do caso.

Beth diz que X voltou para casa e continuou a maltratá-la.

A polícia não coletou um testemunho completo de Beth nem recolheu o vídeo dela sendo atacada. O CPS rapidamente derrubou as acusações.

As forças policiais em questão e o CPS insistem que o caso foi arquivado por falta de provas.

Depois de voltar para casa, Beth diz que X alegou que os serviços de segurança o apoiariam e que ela não era "nada".

Um vídeo separado, filmado secretamente por Beth, capturou conversas em que X sugeria que ela poderia ser morta por fazer muitas perguntas.

Publicidade

No vídeo, Beth pergunta se será ele quem vai matá-la. Em sua resposta, ele dá a entender que quase fez exatamente isso durante um episódio violento anterior.

Descansando presunçosamente em um sofá, ele continua: "Está constantemente dentro de mim. Essa coisa assassina está sempre dentro de mim... Eu sempre me imagino golpeando alguém até a morte... Sempre fui eu... Eu faço essas coisas desde que tinha seis anos... eu sou muito agressivo, eu mesmo sei disso."

O casal não permaneceria junto por muito mais tempo - X expulsou Beth de sua casa e desapareceu enquanto outra investigação contra ele estava em andamento.

Durante uma busca na casa após o ataque com o facão, policiais locais descobriram materiais extremistas - incluindo equipamentos nazistas pessoais de X.

Publicidade

A BBC teve acesso a um registro da polícia que detalha as evidências encontradas pelos policiais, entre elas um diário particular no qual X escreveu sobre matar "judeus". Ele também havia escrito sobre matar Beth.

Oficiais locais convocaram investigadores da ala antiterrorista, que por sua vez apreenderam vários itens. Uma investigação por terrorismo contra X foi aberta, mas ele deixou o Reino Unido enquanto a inquirição estava em andamento.

Poucas semanas depois de sua partida, Beth teve uma crise nervosa e foi hospitalizada.

Enquanto ela esteve internada, itens pessoais seus que também haviam sido apreendidos por agentes antiterroristas foram devolvidos a um membro de sua família por um homem que não se identificou.

O parente de Beth assumiu que o homem trabalhava com X, pois nem ela nem sua família sabiam da investigação por terrorismo.

Publicidade

A família ficou perturbada com essa visita - preocupada sobre como aquele homem estranho sabia seu endereço e como conseguiu os pertences de Beth.

Estabelecemos que o visitante era um oficial do MI5. Material apreendido por inquérito policial, sob mandado policial, havia sido entregue ao MI5.

O movimento incomum é consistente com a interferência em um processo criminal pelo serviço de segurança. Entende-se que os próprios pertences de X também foram entregues pela polícia ao MI5.

A polícia antiterrorismo afirma que não identificou atos criminosos durante suas investigações, mas pediu desculpas pelo fato de os pertences de Beth não terem sido devolvidos diretamente à ela.

Sede do MI5 em Londres
Foto: Reuters / BBC News Brasil

Após receber alta do hospital, Beth reclamou com a polícia local e questionou as autoridades sobre o porquê do caso ter sido arquivado, seus itens terem sido apreendidos e depois devolvidos por um estranho.

Publicidade

A polícia levou um ano para colher o depoimento da mulher, mas desde então alegou que não há nada para investigar, pois tudo foi investigado anteriormente. Não foi.

Durante a investigação na polícia, Beth foi informada de que a corporação não tinha informações sobre seus pertences terem sido apreendidos, mas que sabiam que alguns itens haviam sido levados e devolvidos a X.

A polícia disse que não apreendeu nenhum pertence como parte de sua própria investigação e foram "incapazes de informar quando ou por que eles foram levados".

Isso não era verdade, pois a força policial em questão foi responsável por convocar os oficiais anti-terrorismo.

A alegação da polícia que os pertences haviam sido devolvidos a X também é falsa - o material foi entregue ao MI5.

Publicidade

A BBC estabeleceu que, após o desaparecimento de X, ele se mudou para o exterior e começou a trabalhar para uma agência de inteligência estrangeira.

Mas X também tem um histórico de abuso naquele país - seu comportamento extremista e violento antecede seu trabalho com o MI5.

Localizamos e conversamos com outra ex-parceira do espião, que vive no mesmo país para onde ele se mudou. Seu relato do comportamento de X é tão alarmante quanto o de Beth. As duas mulheres nunca se conheceram ou se comunicaram.

Ruth - também não é o nome verdadeiro da mulher - diz que X parecia normal no começo, mas eventualmente começou a abusar dela e aterrorizá-la.

Ele também ameaçou a vida dela e de sua filha.

"Ele disse que poderia matar a mim e a minha filha também, e depois jogar nossos corpos em algum lugar e ninguém jamais saberia de quem eram".

Temendo por sua segurança, ela procurou ajuda de uma organização médica e foi levada para um refúgio. O trauma a deixou incapaz de falar sobre o assunto na época, e ela foi internada em um hospital.

Publicidade

"Eu estava psicologicamente quebrada, realmente quebrada", diz ela.

"Fiquei me perguntando por que ele mudou tanto, mas uma vez ele me disse que este é seu verdadeiro rosto e que ele estava atuando o tempo todo."

Localizamos um profissional que ajudou a cuidar de Ruth. Ele corroborou o relato dela e descreveu os eventos como talvez os mais perturbadores com os quais já se deparou.

Ele se lembrou de um caderno no qual X havia escrito sobre seu desejo de matar. Separadamente, Ruth também citou o caderno, dizendo que continha fantasias envolvendo "sangue, osso e carne. Carne humana. Comer carne de crianças".

E ele ameaçou matar e abusar sexualmente de meninas conhecidas de Ruth. Mais tarde, ele fez as mesmas ameaças a Beth.

A polícia no país estrangeiro para onde X se mudou foi informada sobre ele e a ameaça que ele representa.

Publicidade

Da mesma forma como posteriormente abusou de sua conexão com o MI5, X usou uma organização criminosa à qual estava ligado para aterrorizar Ruth, dizendo que seus membros poderiam matá-la.

X acabou desaparecendo, deixando apenas suas dívidas financeiras para Ruth.

Descobrimos que ele passou anos no Reino Unido usando o nome dela como forma de esconder sua verdadeira identidade, enquanto estava trabalhando para o MI5.

"Acho que não é justo e estou com raiva", diz Ruth. "Estou muito magoada. Me sinto enganada. Você não pode ter confiança. Não há justiça."

Nossa investigação teve acesso a evidências independentes que corroboram a descrição de ambas as mulheres sobre X.

Obtivemos documentos escritos por X nos quais ele se gabava de explorar mulheres sexualmente - usando uma linguagem que é ofensiva demais para ser repetida.

Publicidade

Em outros trechos, ele demonstrava aprovação em relação ao estupro e assassinato de uma jovem.

X ainda se inscreveu em um site para procurar mulheres britânicas utilizando um pseudônimo usado para seu trabalho no MI5. Beth relatou que ele buscava por mulheres online para explorá-las.

Da mesma forma que a BBC descobriu o histórico de violência e abuso de X, o MI5 também deve estar ciente.

No ano passado, um policial em serviço explorou grosseiramente de sua posição para coagir, estuprar e assassinar Sarah Everard.

O caso gerou grande repercussão e preocupação entre o público - também expressa por ministros do governo -, sobre como tal tragédia poderia ter ocorrido, bem como sobre a resposta mais ampla do Estado à violência contra mulheres e meninas.

Um inquérito sobre a morte foi anunciado, com o secretário do Interior dizendo que "irá esclarecer as falhas que permitiram que um policial em serviço abusasse de seu poder de maneira tão horrível e fazer recomendações para mudanças no policiamento".

Publicidade

Os sinais de alerta exibidos por X são gritantes. Ambas as mulheres que entrevistamos acreditam que ele é capaz de matar.

Mas, quando apresentamos nossas descobertas sobre X ao governo, um processo foi aberto no Supremo Tribunal para tentar impedir que essa história se tornasse pública.

O tribunal nos impediu de nomear X, pois seu envolvimento com outros extremistas poderia supostamente representar um risco para ele.

O governo disse que "não comentará sobre segurança ou inteligência", mas a ordem judicial "visa proteger a segurança nacional e evitar um risco real e imediato à vida, segurança e privacidade".

No entanto, a BBC queria identificar X para que as mulheres com quem ele já está em contato, ou aquelas que o encontrarem no futuro, possam ser avisadas.

Publicidade

Assista à investigação completa.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações