No 60º aniversário dos "Viajantes da Liberdade", ativistas pró-voto pedem mais de Biden

22 jun 2021 - 15h14
(atualizado às 16h21)

Ativistas viajando pelo sul dos Estados Unidos para lembrar o 60º aniversário dos "Viajantes da Liberdade" estão pedindo ao presidente, Joe Biden, que faça mais para proteger os direitos de voto dos negros norte-americanos, enquanto democratas e republicanos se enfrentam pelo acesso às urnas.

Ônibus usados para caravana "Viajantes da Liberdade" durante parada na Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta
21/06/2021
REUTERS/Dustin Chambers
Ônibus usados para caravana "Viajantes da Liberdade" durante parada na Igreja Batista Ebenezer, em Atlanta 21/06/2021 REUTERS/Dustin Chambers
Foto: Reuters

Dezenas de defensores de direitos civis a bordo de cinco ônibus adaptados foram recebidos na segunda-feira em Atlanta por centenas de ativistas locais e moradores da Geórgia, uma banda local e apresentações de dança em linha "Electric Slide" diante da Igreja Batista Ebenezer, onde Martin Luther King, o falecido ícone dos direitos civis, serviu como pastor nos anos 1960.

Publicidade

"Estou torcendo para vermos o mesmo tipo de tenacidade, comprometimento e paixão na proteção dos direitos civis dos eleitores negros que vimos com outras políticas", disse LaTosha Brown, cofundadora do grupo Black Voters Matter, que organizou a turnê, à Reuters na segunda-feira.

Os participantes estão viajando nesta semana de Jackson, no Mississippi, à capital norte-americana para pressionar por uma legislação de direito ao voto seis décadas depois de ativistas batizados de "Viajantes da Liberdade" protestarem contra terminais de ônibus segregados no sul.

Biden encarregou Kamala Harris, a primeira vice-presidente negra do país, de comandar um esforço contra uma série de restrições ao voto apoiadas por republicanos e sancionadas em nível estadual, inclusive mudanças abrangentes em Estados disputados como a Geórgia. Democratas dizem que as medidas republicanas afetam os eleitores negros desproporcionalmente.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se