Ministério da Defesa de Kiev desmente ataque na Crimeia

Pouco antes, funcionário militar havia dado informação ao NYT

9 ago 2022 - 15h54
(atualizado às 16h03)

O Ministério da Defesa da Ucrânia desmentiu a informação de que as tropas do país fizeram um ataque contra a base aérea russa de Saki, na Crimeia, nesta terça-feira (9).

Base aérea da Rússia na Crimeia registrou incêndios nesta terça
Base aérea da Rússia na Crimeia registrou incêndios nesta terça
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"O Ministério não sabe as causas das explosões e dos incêndios" no local, disse a pasta ao portal "Ukrainska Pravda".

Publicidade

Segundo o governo, "o fato do incêndio pode ser usado por um país terrorista em uma guerra de informação". "Não descartamos que os ocupantes encontrem 'acidentalmente' uma identificação, um 'cartão de visita' ou até um 'DNA' sobre o caso", ironizou ainda a pasta.

A informação de que Kiev teria feito o ataque na Crimeia, que foi anexada unilateralmente por Moscou em 2014, havia sido dada por um funcionário militar ucraniano de alto escalão ao jornal "New York Times". O representante ainda afirmou que a base era usada para lançar ataques contra o sul do país.

Pouco depois da publicação pela imprensa, o principal conselheiro do presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, Mikhailo Podoliak, afirmou que o caso era "apenas o começo" e que "o futuro da Crimeia é ser a pérola do Mar Negro, não uma base militar para terroristas".

Já a Rússia, por meio de seu Ministério da Defesa, afirmou que os incêndios foram causados em um depósito de munições e que cinco pessoas ficaram feridas, além de uma morte. .

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações