Lula expressa preocupação com avanço da extrema direita na UE

Presidente chegou em Genebra para cúpula da OIT

13 jun 2024 - 09h48

BRASÍLIA, 13 GIU - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou preocupação com o avanço da extrema direita na Europa nesta quinta-feira (13), ao chegar em Genebra, na Suíça, onde participa do Fórum da Coalizão para Justiça Social da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

    O petista deve seguir ainda hoje para a Itália, onde participará da cúpula de líderes do G7 nesta sexta-feira (14).

Publicidade

    "É uma extrema direita que está ocupando espaço. Eu tenho dito para todo mundo que nós temos um problema de risco da democracia como nós conhecemos, porque o negacionista nega as instituições, nega o Parlamento, aquilo que é o Poder Judiciário, são pessoas que vivem na base da construção de mentiras", afirmou o mandatário em encontro com jornalistas em frente ao hotel onde está hospedado.

    "Então acho que é um perigo, mas eu acho que é um alerta também. As pessoas têm que brigar para que a democracia prevaleça na Europa, na América Latina, na Ásia, em todo lugar", salientou.

    "O mundo democrático sempre foi assim, tem uma hora que os setores da esquerda ganham, outra hora ganha o setor mais conservador, mas uma coisa que cresceu muito é a extrema direita, que está ocupando um espaço importante", disse Lula.

    Após a conferência na OIT, o chefe de Estado deve participar da celebração pelos 35 anos do livro "O Alquimista", do escritor Paulo Coelho, na residência do embaixador brasileiro junto à ONU em Genebra. .

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se