Lula busca inspiração em recuperação dos correios da Itália

Presidente se reuniu com CEO da Poste Italiane em Roma

13 out 2025 - 13h03
(atualizado às 14h28)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que tem interesse em conhecer a experiência de recuperação da Poste Italiane, empresa de capital misto responsável pelos serviços postais na Itália.

Agência da Poste Italiane, empresa de serviço postal da Itália
Agência da Poste Italiane, empresa de serviço postal da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Em coletiva de imprensa em Roma, o petista comentou o encontro que teve com o CEO da companhia, Matteo Del Fante, e abriu a porta para um possível intercâmbio com o Brasil.

Publicidade

"O correio aqui da Itália tem interesse em conversar com nosso ministro da Comunicação [Frederico de Siqueira Filho]. Acho que tinham um problema muito sério no correio aqui, que eles resolveram", afirmou Lula antes de embarcar de volta para o Brasil.

"Eu gostaria imensamente de conhecer a experiência bem-sucedida deles na recuperação do correio na Itália", acrescentou. De acordo com o presidente, é provável que haja "um encontro no Brasil, ou quem sabe alguém venha à Itália" para discutir o assunto.

Os Correios são uma das maiores empresas brasileiras ainda 100% estatais, porém vêm acumulando prejuízos ao longo dos últimos tempos: apenas no primeiro semestre de 2025, as perdas totalizaram R$ 4,3 bilhões.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações