Juiz bloqueia última regra remanescente sobre vacinas contra Covid-19 do governo Biden

7 dez 2021 - 18h12

Um juiz federal bloqueou nesta terça-feira a última de uma série de regras que tornavam obrigatória a vacina contra a Covid-19 em empresas, argumentando que o governo Biden excedeu sua autoridade com a exigência de que milhões de funcionários do governo federal fossem imunizados.

A decisão foi a última derrota para o presidente norte-americano, Joe Biden, um democrata, que anunciou uma série de medidas em setembro com o objetivo de aumentar as taxas de vacinação para combater a pandemia que continua matando mais de mil norte-americanos diariamente. 

Publicidade

"O abuso de poder do governo Biden foi impedido novamente", afirmou em nota o procurador-geral do Estado da Carolina do Sul, Alan Wilson, que participou da ação.

O juiz distrital Stan Baker em Savannah, na Geórgia, disse que o Congresso não autorizou claramente o presidente a utilizar a procuração para impor a obrigatoriedade da vacina a colaboradores que terão "vasto significado político e econômico". 

A ação foi movida pelos Estados da Geórgia, Alabama, Indiana, Kansas, Carolina do Sul, Utah e Virgínia Ocidental, e também por uma associação comercial de empreiteiras.

A regra exigia que empregadores tivessem seus funcionários totalmente vacinados até 18 de janeiro. O decreto de Biden se aplicava a novos contratos, embora o governo tenha pedido que os seus fornecedores aceitassem editar contratos existentes para inserir a obrigatoriedade da vacina.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se