Juiz bloqueia plano de Biden para suspender restrições da Covid para imigrantes na fronteira EUA-México

20 mai 2022 - 19h45

Autoridades dos Estados Unidos não podem prosseguir no momento com os planos para suspender as restrições da pandemia que permitem que agentes norte-americanos na fronteira com o México rejeitem imigrantes, determinou um juiz da Louisiana nesta sexta-feira.

Imigrantes centro-americanos expulsos dos EUA caminham em direção ao México em ponte que leva a Ciudad Juárez
17/08/2021 REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Imigrantes centro-americanos expulsos dos EUA caminham em direção ao México em ponte que leva a Ciudad Juárez 17/08/2021 REUTERS/Jose Luis Gonzalez
Foto: Reuters

A liminar emitida pelo juiz Robert Summerhays significa que as restrições, que deveriam terminar em 23 de maio, permanecerão em vigor na fronteira à medida que o litígio prossegue, impedindo qualquer recurso do Departamento de Justiça dos EUA.

Publicidade

As restrições da pandemia, conhecidas como Título 42, foram implementadas em março de 2020 durante o governo do ex-presidente republicano Donald Trump, que tinha posição linha-dura sobre imigração. As autoridades de saúde do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA disseram na época que era necessário conter a propagação do coronavírus.

Desde então, mais de um milhão de imigrantes detidos na fronteira foram rapidamente enviados para o México ou outros países sob a regra, muitas vezes poucas horas depois de serem capturados.

O presidente Joe Biden, um democrata que assumiu o cargo em janeiro de 2021, manteve o Título 42 em vigor, apesar das preocupações de especialistas médicos, da ONU e de membros importantes de seu próprio partido, que disseram que as expulsões colocam imigrantes vulneráveis em perigo e não se baseiam em ciência.

No mês passado, o CDC disse que o Título 42 não era mais necessário para combater a Covid-19 devido ao aumento da disponibilidade de vacinas e outras ferramentas. A agência de saúde deu às autoridades de fronteira até 23 de maio para se prepararem para seu fim.

Publicidade

Mas uma coalizão de duas dezenas de Estados liderada por Arizona, Louisiana e Missouri, todos com procuradores republicanos, entrou com um processo para impedir que o governo Biden acabasse com a política. O juiz Summerhays, indicado por Trump, disse que uma liminar nacional é necessária, dada a capacidade dos imigrantes que cruzam a fronteira de se moverem livremente de um Estado para outro.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações