Jornalistas palestinos estão entre finalistas de Prêmio Sakharov

Vencedor será anunciado em sessão do Parlamento Europeu

16 out 2025 - 07h53
(atualizado às 08h39)

Os jornalistas dissidentes presos Andrzej Poczobut, de Belarus, e Mzia Amaglobeli, da Geórgia, o Sindicato dos Jornalistas Palestinos ? em conjunto com o Crescente Vermelho e a Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (Unrwa) ?, além de estudantes sérvios, foram escolhidos como finalistas para o Prêmio Sakharov de 2025, concedido pelo Parlamento da União Europeia (UE).

Corina Machado, Nobel da Paz, já foi uma das vencedoras do prêmio
Corina Machado, Nobel da Paz, já foi uma das vencedoras do prêmio
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi divulgada nesta quinta-feira (16), após uma votação conjunta das Comissões de Relações Exteriores e Desenvolvimento do Parlamento.

Publicidade

O vencedor será definido pela Conferência dos Líderes de Grupo do Parlamento Europeu, que se reunirá na próxima quarta-feira (22), em Estrasburgo. O anúncio oficial será feito durante a sessão plenária.

A candidatura do influenciador norte-americano Charlie Kirk ? aliado de Donald Trump, morto em um ataque a tiros em uma universidade de Utah, em setembro passado ? foi retirada da disputa. Ele havia sido indicado pelo grupo político Europa das Nações Soberanas.

Criado em 1988 e batizado em homenagem ao físico e dissidente soviético Andrei Sakharov, o prêmio é considerado a mais alta honraria da União Europeia nas áreas de direitos humanos e liberdade de expressão. O valor da premiação é de 50 mil euros.

Entre os nomes já consagrados estão figuras como Nelson Mandela, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai e, mais recentemente, a líder da oposição venezuelana María Corina Machado, que também recebeu o Prêmio Nobel da Paz de 2025. 

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se