Itália iniciará vacinação de maiores de 40 anos a partir de 17/5

Medida foi anunciada pelo comissário para a pandemia

12 mai 2021 - 20h17
(atualizado às 20h38)

As autoridades sanitárias da Itália determinaram nesta quarta-feira (12) que todas as regiões do país poderão iniciar a vacinação contra a Covid-19 de cidadãos com mais de 40 anos de idade, a partir do próximo dia 17 de maio.

Campanha de vacinação para maiores de 40 anos será iniciada na segunda
Campanha de vacinação para maiores de 40 anos será iniciada na segunda
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A decisão foi tomada pela comissário extraordinário para a pandemia, Francesco Figliuolo, que enviou uma carta para todos os territórios italianos.

Publicidade

"Para permitir um melhor planejamento, as regiões e as províncias autônomas têm o direito de iniciar as reservas a partir do próximo dia 17 de maio também para os cidadãos com mais de 40 anos ou nascidos em 1981", diz um trecho do documento.

O comissário ainda lembrou que é preciso continuar a vacinar até mesmo os italianos com faixas etárias mais avançadas. "Existe a necessidade absoluta de continuar a dar particular atenção às pessoas vulneráveis, aos grupos etários com mais de 60 anos, aos cidadãos com comorbidades, a ponto de garantir a cobertura máxima", acrescentou.

Algumas regiões italianas já haviam iniciado a movimentação para proteger a população com 40 anos, começando a pré-agendar a vacinação. Entre elas estão o Lazio, Vêneto e Basilicata.

O anúncio de hoje foi feito no âmbito do acompanhamento do plano de vacinação, "que está registrando uma boa evolução a nível nacional".

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações