Israel diz que derrubou drones do Hezbollah que iriam para plataforma de gás

2 jul 2022 - 16h00

Israel disse neste sábado que derrubou três drones que vinham do Líbano em direção a uma de suas plataformas de gás no Mediterrâneo e acusou o grupo Hezbollah, apoiado pelo Irã, de lançá-los.

Não houve resposta imediata do Líbano à alegação israelense, que ocorre em meio a tensões entre os países sobre a localização da plataforma Karish e esforços de longa data, mas até agora infrutíferos, mediados pelos Estados Unidos para chegar a um acordo sobre uma fronteira marítima.

Publicidade

Os militares israelenses disseram que suas forças interceptaram "três UAVs hostis que se aproximaram do espaço aéreo sobre as águas econômicas de Israel".

Uma fonte de segurança israelense disse que os drones estavam desarmados, embora isso não tenha sido confirmado imediatamente pelos militares.

O ministro da Defesa, Benny Gantz, acusou o Hezbollah de estar por trás do lançamento, dizendo em um comunicado que estava "impedindo que o estado do Líbano chegasse a um acordo sobre as fronteiras marítimas, que são críticas para a economia e prosperidade da nação libanesa".

Foi a primeira vez que um sistema de defesa aérea montado em um navio da marinha israelense derrubou um alvo, disseram os militares. 

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se