Irã condena críticas da ONU a mortes durante protestos; atos se espalham pelo país

24 jul 2021 - 16h14

O Irã afirmou neste sábado que as críticas da líder de direitos humanos da ONU às mortes a tiros de manifestantes durante protestos contra a escassez de água representam uma interferência aos assuntos internos do país.

Enquanto isso, manifestações em apoio aos protestos na província do Khuzistão, no sudoeste, se espalharam para o noroeste do Irã neste sábado, segundo vídeos publicados nas redes sociais.

Publicidade

A alta comissária da ONU para Direitos Humanos, Michelle Bachelet, expressou na sexta-feira preocupação com as mortes, feridos e detenções generalizadas ao longo da última semana no Khuzistão, que é rico em petróleo.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Saeed Khatibzadeh, disse em um comunicado veiculado pela imprensa iraniana que os comentários "intervencionistas" e "não especializados e enviesados" de Bachelet sobre a "administração dos recursos hídricos do país não faziam parte do escopo das responsabilidades da comissária".

Além da seca, Khatibzadeh disse que sanções norte-americanas "impediam a transferência de tecnologia e investimentos para o setor hídrico do Khuzistão".

Iranianos foram às ruas durante mais de uma semana para expressar raiva sobre a escassez, que chegou durante a pior seca no país em meio século e conforme a economia estagnou sob sanções dos EUA e a Covid-19.

Publicidade

A Anistia Internacional disse que pelo menos oito pessoas foram mortas durante a agitação social.

A agência de notícias Human Rights Activists (HRANA) disse neste sábado que conseguiu identificar 10 pessoas mortas e 102 detidas.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações