Grécia tornará vacinação obrigatória para maiores de 60 anos

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que relutou para tomar a decisão, mas que ela é necessária para proteger os idosos

30 nov 2021 - 10h54
(atualizado às 11h01)
Idoso toma vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 no Monte Athos, Grécia
16/11/2021 REUTERS/Alexandros Avramidis
Idoso toma vacina da Pfizer-BioNTech contra a Covid-19 no Monte Athos, Grécia 16/11/2021 REUTERS/Alexandros Avramidis
Foto: Reuters

A Grécia anunciou nesta terça-feira que tornará a vacinação contra Covid-19 obrigatória para pessoas com 60 anos ou mais, uma medida drástica para o país, que está enfrentando uma nova disparada de casos de coronavírus.

Autoridades disseram que imporão uma multa de 100 euros a cada indivíduo de mais de 60 anos que não estiver vacinado.

Publicidade

A medida será aplicada a partir de 16 de janeiro.

O primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, disse que relutou para tomar a decisão, mas que ela é necessária para proteger os mais de meio milhão de compatriotas idosos que não se imunizaram.

"É o preço a se pagar pela saúde", disse.

Cerca de 63% da população aproximada de 11 milhões de gregos está totalmente vacinada. Embora os agendamentos de vacinação tenham aumentado nas últimas semanas, dados do Ministério da Saúde mostram que há 520 mil pessoas de mais de 60 anos ainda não vacinadas.

Publicidade

"Estamos concentrando nossos esforços na proteção de nossos cidadãos, e por esta razão sua vacinação será obrigatória de agora em diante", explicou Mitsotakis em uma reunião do gabinete.

Ele não disse como a medida será aplicada, mas uma multa de 100 euros é uma parcela considerável das pensões de valor médio de 730 euros.

Neste mês, a Grécia proibiu pessoas que não se vacinaram em ambientes fechados, como restaurantes, cinemas, museus e academias de ginástica, ao ver os casos diários de Covid-19 atingirem altas recordes.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações