Governo italiano lança rede para tentar evitar futuras pandemias

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde da Itália

19 out 2021 - 16h38
(atualizado às 19h05)

O governo italiano lançou nesta terça-feira (19) a Rede Nacional de Inteligência Epidêmica para identificar precocemente e monitorar situações inesperadas provocadas por doenças que possam se tornar uma emergência internacional de saúde pública.

Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde da Itália
Medida foi anunciada pelo Ministério da Saúde da Itália
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A informação foi divulgada pelo Ministério da Saúde da Itália em um comunicado que fornece diretrizes operacionais para a implementação da vigilância baseada em eventos em nível nacional.

Publicidade

A rede é composta por analistas formados e certificados pela pasta e pelo Instituto Superior de Saúde (ISS), além de representantes dos serviços públicos de saúde em território nacional.

De acordo com o diretor de Prevenção do ministério, Gianni Rezza, o objetivo principal do grupo é identificar dados sobre doenças transmissíveis inusitadas, inesperadas e / ou relevantes para a saúde pública em toda a Itália.

O grupo tentará amenizar o risco de pandemias capturando "informações publicamente disponíveis de fontes não convencionais por meio de plataformas dedicadas a detectar os primeiros sinais de eventos de interesse", segundo a nota.

Semanalmente serão produzidos boletins que contemplarão todos os casos identificados no período de referência. Os analistas vão definir os procedimentos operacionais e a organização do trabalho durante a primeira reunião da rede, cuja data não foi divulgada.

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações