Explosão em Gana deixa pelo menos 17 pessoas mortas

Tragédia ocorreu após caminhão que levava explosivos ter batido

21 jan 2022 - 08h53
(atualizado às 09h08)

Pelo menos 17 pessoas morreram e outras 59 ficaram feridas na detonação de um caminhão que carregava explosivos em Bogoso, no oeste de Gana, na última quinta-feira (20).

Explosão deixou um cenário de destruição em Appiatse
Explosão deixou um cenário de destruição em Appiatse
Foto: Reprodução/Twitter / Ansa - Brasil

De acordo com as autoridades locais, a tragédia aconteceu em Appiatse, a cerca de 300 quilômetros de distância de Accra, capital deste país africano riquíssimo em recursos minerais.

Publicidade

Kojo Oppong-Nkrumah, ministro da Informação de Gana, comentou que a explosão teria acontecido logo depois do caminhão ter colidido com uma motocicleta. O acidente, que envolveu um terceiro veículo, ocorreu bem perto de um transformador elétrico.

Em virtude da grande explosão, cerca de 500 casas tiveram suas estruturas afetadas e algumas acabaram sendo totalmente destruídas. Além disso, uma grande cratera foi aberta no local do acidente.

Entre as 59 pessoas feridas na tragédia, pouco mais de 40 foram hospitalizadas e algumas delas estão em estado crítico de saúde, de acordo com o ministro ganês.

"Para evitar uma segunda explosão, uma equipe especialistas da polícia e do exército foi enviada para investigar a situação e implementar medidas de segurança", informou o governo local.

Publicidade

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, afirmou que o incidente foi "verdadeiramente triste, infeliz e trágico" e expressou suas "profundas condolências às famílias dos falecidos".

Graves acidentes ligados ao setor de mineração são frequentes em Gana, que é o segundo maior produtor de ouro da África, atrás somente da África do Sul. No entanto, eles são causados principalmente pelo colapso de minas, muitas vezes ilegais..

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se