Ex-assessor de premiê britânico diz que Johnson sabia sobre festa no lockdown

17 jan 2022 - 18h41

Um ex-assessor sênior do premiê britânico, Boris Johnson, disse nesta segunda-feira que está disposto a confirmar "sob juramento" que o primeiro-ministro sabia que uma festa estava sendo realizada em sua residência durante lockdown da Covid-19, acusando-o de mentir ao Parlamento.

A mídia britânica informou que pelo menos 11 reuniões ocorreram na Downing Street 10 --a residência e escritório oficial do primeiro-ministro-- ou em outros departamentos do governo entre maio de 2020 e abril de 2021, quando as regras da Covid-19 limitavam quantas pessoas poderiam se encontrar socialmente. Um inquérito interno está sendo realizado para apurar os fatos.

Publicidade

Na semana passada, Johnson pediu desculpas ao Parlamento por participar de uma reunião nos moldes "traga sua própria bebida" no jardim de Downing Street em 20 de maio de 2020, mas disse que achava que era um evento de trabalho.

Dominic Cummings, um arquiteto da saída do Reino Unido da União Europeia e ex-assessor sênior de Johnson que deixou o governo em circunstâncias amargas em novembro de 2020, disse no Twitter que o primeiro-ministro concordou que a festa das bebidas deveria acontecer.

"Não apenas eu, mas outras testemunhas oculares que discutiram isso na época confirmariam sob juramento que foi isso que aconteceu", afirmou ele em seu blog.

Na semana passada, a ITV News publicou um convite enviado por e-mail do principal secretário particular de Johnson, Martin Reynolds, sobre um evento em 20 de maio de 2020, pedindo aos participantes: "tragam sua própria bebida".

Publicidade

O porta-voz de Johnson negou nesta segunda-feira que o primeiro-ministro tenha sido informado do evento de 20 de maio.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações