EUA se candidatam para Conselho de Direitos Humanos da ONU

Donald Trump havia retirado país de órgão em junho de 2018

25 fev 2021 - 11h38
(atualizado às 11h59)

Os Estados Unidos vão se candidatar para uma vaga no Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas, anunciou o secretário de Estado, Antony Blinken, na noite desta quarta-feira (24).

Biden quer recolocar os EUA de volta no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Biden quer recolocar os EUA de volta no Conselho de Direitos Humanos da ONU
Foto: EPA / Ansa - Brasil

"Estou feliz em comunicar que os Estados Unidos se candidatarão a um assento no Conselho de Direitos Humanos para o triênio 2022-2024. Pedimos humildemente o apoio de todos os Estados-membros das Nações Unidas em nossa tentativa de voltar a esse órgão", disse Blinken durante uma reunião virtual do conselho.

Publicidade

O anúncio confirma uma fala recente de Blinken durante uma reunião do grupo, na posição de observador, de que o presidente Joe Biden queria recolocar o país no órgão.

Porém, o chefe da diplomacia norte-americana voltou a defender uma reforma do Conselho e disse que seu país "pretende fazer isso sabendo que a maneira mais eficaz" é com os EUA "presentes na mesa" e usando "todo o peso de sua liderança diplomática".

Os norte-americanos deixaram o Conselho de Direitos Humanos em junho de 2018, sob a presidência de Donald Trump, que justificou a saída por dizer que o grupo era falho em atuar com punições contra países como Rússia e China e que era muito "voltado" a Israel.

Ao todo, o órgão é formado por 47 Estados-membros eleitos em assembleia a cada três anos. .

Publicidade
  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações