EUA dizem que Índia escondeu origem russa de combustível enviado a NY, segundo BC indiano

13 ago 2022 - 16h09

Os Estados Unidos têm expressado preocupação à Índia de que o país está sendo usado para exportar combustível feito a partir de petróleo russo para Nova York, por meio de transferências em alto mar para esconder sua origem, violando as sanções dos EUA, disse importante autoridade do banco central indiano neste sábado.

O Departamento do Tesouro dos EUA disse à Índia que um navio indiano pegou petróleo de um navio-tanque russo em alto mar e o levou para um porto em Gujarat, na costa oeste da Índia, onde foi refinado e transportado, segundo o vice-presidente do banco central indiano, Michael Patra.

Publicidade

As sanções norte-americanas a Moscou por sua invasão da Ucrânia em fevereiro proíbem a importação de produtos energéticos de origem russa para os EUA, incluindo petróleo bruto, combustíveis refinados, destilados, carvão e gás.

"A produção refinada foi colocada de volta naquele navio e partiu sem destino. No meio do mar recebeu o destino para que alcançasse em seu curso, foi para Nova York", disse Patra durante um evento para comemorar os 75 anos de independência da Índia.

A embaixada dos EUA em Nova Délhi disse não ter comentários imediatos.

Os comentários de Patra são a primeira referência pública oficial da Índia a essas preocupações dos EUA. Délhi não aderiu às sanções contra a Rússia, nem condenou o que Moscou chama de "operação militar especial" na Ucrânia.

Publicidade

Patra disse que foi informado de que o petróleo russo foi processado e convertido em um destilado usado para fazer plástico de uso único. Ele não identificou a embarcação ou refinaria indiana.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se