Egito ressuscita ligação entre Luxor e Karnak de mais de 3 mil anos

25 nov 2021 - 20h24

Uma via restaurada que conecta dois complexos de templos egípcios da antiguidade, entre Karnak e Luxor, foi revelada nesta quinta-feira em uma cerimônia suntuosa com o objetivo de alavancar o perfil do Egito com um dos principais destinos turísticos do planeta.

25/11/2021
REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
25/11/2021 REUTERS/Mohamed Abd El Ghany
Foto: Reuters

Uma procissão para reabrir a via de 2,7 quilômetros incluiu a encenação do festival antigo de Opet, no qual estátuas de deidades de Tebas eram exibidas em desfile anual, durante o período do Novo Reinado para celebrar a fertilidade e a cheia do rio Nilo.

Publicidade

O presidente Abdel Fattah al-Sisi marchou pela via no início da cerimônia. Carruagens faraônicas e mais de 400 artistas vestidos em trajes faraônicos também desfilaram no local.

A via de 3.400 anos de idade que liga os centros antigos de Karnak e Luxor, também conhecida como a Estrada dos Carneiros, ou Avenida das Esfinges, é ladeada por centenas de esculturas de esfinges com cabeças humanas e de carneiros, embora ao longo dos anos muitas foram erodidas ou destruídas.

A ligação passou por várias iniciativas de restauração desde sua descoberta em 1949, e a última delas começou em 2017.

O turismo é uma fonte crucial de empregos e receita para o Egito, que tem feito esforços combinados para atrair de volta viajantes afastados pela pandemia de coronavírus.

Publicidade

Em abril, 22 múmias antigas de Luxor e do chamado Vale dos Reis desfilaram em procissão do Museu Egípcio do Cairo para o novo Museu Nacional da Civilização Egípcia.

A receita do país com o turismo desabou de 13 bilhões de dólares em 2019, para 4 bilhões de dólares em 2020.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se