Coreia do Norte testou mísseis táticos guiados, diz mídia estatal

17 jan 2022 - 19h50

A Coreia do Norte disparou mísseis táticos guiados nesta segunda-feira, informou a mídia estatal KCNA, no mais recente de uma série de testes que ressalta a evolução de seus programas de mísseis em meio a negociações paralisadas de desnuclearização.

O teste foi o quarto da Coreia do Norte em 2022, com dois lançamentos anteriores envolvendo "mísseis hipersônicos" capazes de alta velocidade e manobras após a decolagem, e outro teste na sexta-feira usando um par de mísseis balísticos de curto alcance (SRBMs) disparados de vagões de trem.

Publicidade

Os militares da Coreia do Sul disseram que a Coreia do Norte lançou dois SRBMs de um aeroporto em sua capital Pyongyang, que voou cerca de 380 km a uma altitude máxima de 42 km.

A Academia de Ciências da Defesa realizou um teste de mísseis táticos guiados do oeste do país, e eles "atingiram precisamente um alvo insular" na costa leste, disse a agência de notícias oficial KCNA, sem dar mais detalhes.

"O teste teve como objetivo avaliar seletivamente os mísseis táticos guiados sendo produzidos e implantados e verificar a precisão do sistema de armas", afirmou a KCNA.

O teste "confirmou a precisão, segurança e eficiência da operação do sistema de armas em produção".

Publicidade

A sequência rápida de lançamentos provocou a condenação dos Estados Unidos e a imposição de novas sanções, enquanto Pyongyang alerta para ações mais fortes, aumentando o espectro de um retorno ao período de ameaças de "fogo e fúria" em 2017.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se