Coreia do Norte confirma teste de míssil submarino

País vem fazendo diversas manobras militares nos últimos meses

20 out 2021 - 08h29
(atualizado às 08h41)

A Coreia do Norte confirmou nesta quarta-feira (20) o teste de um novo míssil balístico de lançamento submarino, em mais uma demonstração de retomada de seu programa armamentista.

Imagem de teste de míssil submarino feito pela Coreia do Norte
Imagem de teste de míssil submarino feito pela Coreia do Norte
Foto: EPA / Ansa - Brasil

O disparo ocorreu na última terça (19), na cidade portuária de Sinpo, e a agência oficial KCNA diz que o projétil é dotado de "muitas tecnologias avançadas de controle". Imagens divulgadas pela imprensa norte-coreana mostram um míssil saindo do mar e uma coluna de fogo e fumaça.

Publicidade

O eventual domínio da tecnologia de mísseis submarinos daria ao regime de Kim Jong-un a capacidade de levar esse tipo de armamento para além da Península da Coreia - até agora, sabe-se que o país consegue fazer disparos apenas em terra.

No entanto, o fato de a Coreia do Norte ter usado um mesmo submarino testado cinco anos atrás pode indicar poucos progressos em sua capacidade de lançamento.

O regime de Pyongyang realizou diversos testes de mísseis nos últimos meses, embora tenha retomado as comunicações com o Sul no início de outubro.

A escalada militar chega em meio ao prolongado impasse nas negociações com os Estados Unidos para a desnuclearização das Coreias.

Publicidade

As conversas estão travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente Donald Trump abandonou de forma abrupta uma cúpula bilateral com Kim em Hanói, no Vietnã, e não avançaram após a posse de Joe Biden.

O líder norte-coreano exige o fim das sanções internacionais para desmantelar seu principal complexo nuclear, mas os EUA querem que Pyongyang abra mão de todo o seu arsenal atômico.

O Conselho de Segurança das Nações Unidas fará nesta quarta-feira uma reunião a portas fechadas para discutir as recentes manobras militares da Coreia do Norte.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se