Cassado em 2013, Berlusconi confirma candidatura ao Senado

Ex-premiê integra coalizão favorita à vitória nas eleições

10 ago 2022 - 07h45
(atualizado às 07h54)

O ex-premiê da Itália Silvio Berlusconi encerrou o mistério e confirmou nesta quarta-feira (10) que vai se candidatar ao Senado nas eleições parlamentares de 25 de setembro.

Silvio Berlusconi tentará voltar ao Senado nas eleições
Silvio Berlusconi tentará voltar ao Senado nas eleições
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

"Assim deixaremos todo mundo contente, após ter sido pressionado por muitas pessoas", disse o ex-primeiro-ministro, que preside o partido conservador Força Itália (FI), à emissora Rai Radio 1.

Publicidade

O FI aparece apenas em quinto lugar nas pesquisas, com menos de 10% das intenções de voto, o que o torna o pilar mais frágil da coalizão com os partidos de extrema direita Irmãos da Itália (FdI), de Giorgia Meloni, e Liga, de Matteo Salvini.

No entanto, de acordo com as sondagens, essas três legendas, juntas, podem conseguir maioria no Parlamento, o que daria a Berlusconi um papel importante na formação de um futuro governo liderado pela extrema direita.

"Nós dissemos que quem tiver mais votos [entre os partidos da aliança] vai propor o nome do candidato a premiê. Se for Giorgia, tenho certeza de que ela se mostrará adequada", acrescentou o ex-primeiro-ministro.

Também há rumores de que a direita vai tentar eleger Berlusconi presidente do Senado, de onde ele foi cassado em novembro de 2013 devido a uma condenação definitiva por fraude fiscal.

Publicidade

A inelegibilidade do ex-premiê terminou em 2018, o que permitiu que ele se elegesse deputado do Parlamento Europeu no ano seguinte. Berlusconi ainda responde a diversos processos por suborno de testemunhas e, em um deles, o Ministério Público de Milão pediu sua condenação a seis anos de cadeia.

O ex-primeiro-ministro já apresentou inclusive algumas propostas para tentar crescer nas pesquisas, como aposentadoria mínima de mil euros (R$ 5,2 mil), alíquota única no imposto de renda e plantar pelo menos 1 milhão de árvores por ano.

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações