Candidato da extrema-direita francesa é agredido em comício

Evento que seria realizado nesta terça foi adiado por comitiva

6 dez 2021 - 14h14
(atualizado às 14h39)

O candidato de extrema-direita à Presidência da França, Eric Zemmour, foi agredido por um homem durante um comício eleitoral em Villepinte no fim de semana.

Zemmour foi agredido durante um comício em Villepinte no fim de semana
Zemmour foi agredido durante um comício em Villepinte no fim de semana
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo sua comitiva, ele sofreu uma lesão no pulso e recebeu um atestado médico de nove dias.

Publicidade

O agressor foi preso, ainda conforme os assessores do político.

O evento foi marcado por muita tensão dado os pronunciamentos considerados racistas e xenófobos do francês. No entanto, o homem responsável pela violência não estaria ligado a nenhum grupo que estava protestando em frente ao local do evento.

Durante o comício, Zemmour havia dito que sua vitória nas eleições seria uma "reconquista" e que, por isso, seu partido seria batizado com esse nome.

A escolha não é por acaso. O período histórico conhecido como "Reconquista" foi o momento em que as forças cristãs expulsaram os governantes muçulmanos da Península Ibérica. Ele ocorreu em dois momentos: em 718 d.C. e em 1492.

Publicidade

Nesta segunda-feira (6), a comitiva informou que uma reunião com apoiadores que estava marcada para este dia 7 de dezembro em Lyon foi adiada. Apesar de dizer que a suspensão não estava relacionada à agressão, não foram dados os motivos do adiamento.

Os assessores informaram que a viagem para a Armênia, marcada para os dias 11 a 14 de dezembro, segue confirmada.

Zemmour vem em uma crescente no setor da extrema direita francesa e já se coloca como principal candidato desses grupos, superando Marine Le Pen, história representante da ultradireita da França. As pesquisas de opinião indicam que seria ele o possível concorrente em um segundo turno contra o atual presidente, Emmanuel Macron no pleito do ano que vem. .

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações