Buffett renuncia como trustee da Fundação Bill e Melinda Gates, doa US$4 bi para filantropia

23 jun 2021 - 10h14
(atualizado às 16h44)

Warren Buffett renunciou nesta quarta-feira como trustee da Fundação Bill e Melinda Gates, uma das maiores organizações de caridade do mundo, e anunciou doação de mais 4,1 bilhões de dólares em ações da Berkshire Hathaway para filantropia.

Warren Buffett ao lado de Bill Gates durante evento da Universidade Columbia, em Nova York 
27/01/2017
REUTERS/Shannon Stapleton
Warren Buffett ao lado de Bill Gates durante evento da Universidade Columbia, em Nova York 27/01/2017 REUTERS/Shannon Stapleton
Foto: Reuters

Buffett tem feito contribuições anuais para cinco fundações de caridade desde 2006 como parte de um plano para distribuir cerca de 99% de seu patrimônio líquido para a filantropia.

Publicidade

"Com a distribuição de hoje de 4,1 bilhões de dólares, estou na metade do caminho", disse Buffett em comunicado.

Ele não declarou claramente por que estava deixando o conselho da fundação neste momento e expressou seu apoio ao atual presidente-executivo da fundação e sua administração.

Bill Gates e sua esposa Melinda, criadores da fundação, anunciaram divórcio em maio, após 27 anos de casamento, mas prometeram continuar seu trabalho filantrópico juntos.

A fundação de 21 anos se tornou uma das forças mais poderosas e influentes na saúde pública global, investindo mais de 50 bilhões de dólares nas últimas duas décadas para promover uma abordagem empresarial no combate da pobreza e doenças.

Publicidade

No ano passado, Buffett doou mais de 2 bilhões de dólares em ações da Berkshire para a fundação.

"Durante anos fui trustee - um trustee inativo - de apenas um destinatário de meus fundos, a Fundação Bill e Melinda Gates. Agora estou renunciando ao cargo, assim como fiz em todos os conselhos corporativos, exceto o da Berkshire", disse Buffett.

Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se