Bilionário Jeff Bezos completa viagem ao espaço; assista

O fundador da Amazon foi um dos quatro passageiros do primeiro voo tripulado da Blue Origin

20 jul 2021 - 09h39
(atualizado às 10h54)

O fundador da Amazon e homem mais rico do mundo, Jeff Bezos, se tornou nesta terça-feira, 20, mais um bilionário a chegar ao Espaço com recursos próprios. Ao lado de outros três passageiros, incluindo seu irmão Mark, o magnata embarcou no veículo suborbital New Shepard, de sua empresa Blue Origin, e chegou a uma altitude de 100 quilômetros, quase 20 a mais do que seu rival nessa corrida espacial dos bilionários, Richard Branson.

Jeff Bezos, Mark Bezos, Wally Funk e Oliver Daemen vão para o espaço
Jeff Bezos, Mark Bezos, Wally Funk e Oliver Daemen vão para o espaço
Foto: U.S. Blue Origin / Reuters

 Além dos irmãos Bezos, a cápsula levou a pioneira americana da aviação Wally Funk, de 82 anos, e o holandês Oliver Daemen, 18, que se tornou a primeira pessoa a ir ao Espaço com um bilhete comprado - o voo foi realizado de forma autônoma, sem necessidade de pilotos a bordo.

Publicidade

Além disso, Funk e Daemen se tornaram, respectivamente, a mais velha e o mais jovem na história a cruzarem a fronteira espacial. Se Branson foi ao Espaço em uma nave levada inicialmente por um avião, o lançamento da New Shepard foi mais tradicional, feito na vertical e com auxílio de um foguete.

A cápsula se desacoplou a cerca de 75 quilômetros de altitude e continuou subindo até ultrapassar a Linha de Kármán, 100 quilômetros acima do nível do mar.

Para a maior parte das organizações internacionais, essa linha imaginária delimita a fronteira espacial, embora os EUA considerem que o Espaço inicia a 80 quilômetros de altitude, patamar alcançado por Branson com a VSS Unity, da Virgin Galactic, em 11 de julho.

Tanto o foguete quanto a cápsula New Shepard pousaram em segurança em um deserto no Texas, concluindo um voo que durou pouco menos de 10 minutos e meio. Assim como Branson, Bezos também pretende explorar o turismo espacial.

Publicidade

Nos dois casos, os voos foram suborbitais, ou seja, sem velocidade suficiente para escapar da gravidade da Terra. O terceiro concorrente nessa corrida é o bilionário Elon Musk, da SpaceX, que usa foguetes orbitais e já levou astronautas para a Estação Espacial Internacional (ISS).

Veja como foi a viagem aqui:

  
Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações