Biden marca 30º aniversário da Lei da Violência contra a Mulher com novas iniciativas

12 set 2024 - 21h05

O presidente dos EUA, Joe Biden, anunciou nesta quinta-feira um conjunto de iniciativas para ajudar a combater o abuso doméstico e apoiar sobreviventes da violência de gênero, quando a Casa Branca comemorou o 30º aniversário da Lei da Violência contra a Mulher.

"Não faz muito tempo, nós, no país, não queríamos falar sobre a violência contra as mulheres como uma epidemia nacional, muito menos fazer algo. A sociedade muitas vezes desviava o olhar", disse Biden a sobreviventes e defensores reunidos no gramado sul da Casa Branca.

Publicidade

As iniciativas do governo Biden incluem um centro de recursos administrado pelo Departamento de Justiça para ajudar as autoridades de segurança, advogados e organizações de atendimento às vítimas a responder a crimes digitais, incluindo pornografia não consensual ou de vingança e perseguição online, informou a Casa Branca.

O Departamento de Justiça também expandirá a assistência técnica para que as autoridades policiais locais retirem as armas de fogo dos agressores domésticos e anunciou mais de 690 milhões de dólares em verbas para o ano fiscal de 2024 para programas que ajudem as comunidades a combater a violência de gênero.

Biden ajudou a elaborar a legislação de 1994, que criminalizou o abuso físico contra mulheres em nível federal e forneceu financiamento governamental para serviços às vítimas, treinamento de advogados, abrigos e educação preventiva.

A lei expirou sob o governo do presidente Donald Trump em 2019. Biden sancionou um projeto de gastos que renovou a legislação em 2022.

Publicidade
Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se