Batalhão Azov confirma que ainda há ucranianos em Azovstal

19 mai 2022 - 17h32

O vice-comandante do Batalhão Azov, Sviatoslav Palamar, publicou um vídeo nesta quinta-feira (19) para confirmar que ainda há combatentes ucranianos na siderúrgica Azovstal, na cidade portuária de Mariupol.

"Hoje é o 85º dia da guerra. Meu comando e eu estamos no território da usina Azovstal. Está em andamento uma operação, cujos detalhes não vou anunciar. Obrigado ao mundo, obrigado à Ucrânia. Até mais", disse Palamar em de vídeo divulgado no Telegram.

Publicidade

Mais cedo, canais russos no Telegram relatavam que Palamar teria deixado Azovstal ontem à noite, mas sem confirmação.

Nos últimos dias, o Ministério da Defesa da Rússia havia informado que pelo menos 1,7 mil combatentes da Ucrânia se entregaram desde segunda-feira (16), quando foi acertado um acordo para que todos deixassem o local, último reduto da resistência de Kiev.

O número de soldados que ainda permanecem na siderúrgica é desconhecido, mas a Ucrânia falava oficialmente em cerca de 600.

"A guerra não acabou, a guerra em grande escala está apenas começando. Vocês terão que se tornar comandantes e assumir o controle ou escapar e sofrer perdas ainda maiores", disse o major Bohdan Krotevych, chefe de gabinete do regimento Azov.

Publicidade

Segundo Krotevych, "a Rússia, como os Estados Unidos, está acostumada a combater países muito mais fracos, e todos os problemas foram resolvidos com bombardeios maciços de artilharia ou ataques aéreos". "Somos mais fracos em potencial militar, mas a autoconfiança do inimigo é o nosso trunfo".

O general Oleksii Gromov, chefe do departamento operacional do Estado-Maior de Kiev, informou, sem dar nenhuma indicação do número de militares que deixaram Azovstal, que "continuam as medidas para evacuar os soldados ucranianos de Mariupol".

  
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações