Autor de ataque contra Rushdie elogia Irã em entrevista

Hadi Matar ainda ficou 'surpreso' por escritor sobreviver

17 ago 2022 - 14h53
(atualizado às 15h06)

O autor do ataque contra o escritor britânico Salman Rushdie, Hadi Matar, deu uma entrevista ao portal "New York Post" em que elogia o Irã, diz que fez a ação para defender muçulmanos e se disse "surpreso" pelo autor sobreviver.

Salman Rushdie ainda se recupera das agressões
Salman Rushdie ainda se recupera das agressões
Foto: EPA / Ansa - Brasil

À publicação, o norte-americano de 24 anos fez revelações que sequer deu à polícia em seus depoimentos.

Publicidade

Apesar de negar que tenha realizado a ação a mando do governo iraniano, com quem afirmou não ter nenhum contato, Matar fez elogios ao supremo líder iraniano aiatolá Ruhollah Khomeini que, em 1989, baixou uma "fatwa" para que muçulmanos do mundo todo caçassem e matassem Rushdie pela publicação do livro "Versos Satânicos".

"Eu respeito o aiatolá, acho que é uma grande pessoa. Isso é tudo eu posso falar sobre isso", afirmou ao portal. Dizendo ter lido "algumas páginas" da obra considerada uma "blasfêmia" para os iranianos, o agressor ainda ressaltou que "não gosta" de Rushdie e "não acho ele uma boa pessoa".

Questionado sobre o fato do autor britânico ter sobrevivido, o criminoso afirmou que "ficou surpreso".

Matar foi indiciado por tentativa de homicídio de segundo grau e agressão por conta do ataque contra Rushdie no último dia 12.

Publicidade

Durante os depoimentos à polícia, conforme as autoridades, ele não explicou a motivação do ataque. Seu advogado, inclusive, veio a público dizer que seu cliente se declarou "inocente".

Já Rushdie ainda está internado em um hospital de Nova York, corre o risco de perder um olho e teve lesões graves no braço, peito, abdômen, fígado e perna. .

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se